Horta

Brócolis na horta; confira o guia fácil de plantio do vegetal

Salvador, 21 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – O brócolis, de nome científico Brassica oleracea var italica, é um vegetal pertencente à família das brassicáceas. Originários na Europa, os brócolis possuem caule mais longo, com folhas de nervuras menos salientes. Sua inflorescência é central, chamada de “cabeça”, de coloração esverdeada. Assim, suas estruturas, como as folhas, flores e pedúnculos florais são comestíveis, amplamente utilizados nos preparos de saladas, cozidos, folhados e diversos outros pratos.

Portanto, de modo a possuir o brócolis na horta, reunimos para você em nosso conteúdo o passo a passo completo de cultivo da hortaliça. Assim continue conosco e confira o clima ideal de plantio, como fazer o plantio na horta, iluminação, irrigação e a colheita do vegetal.

Clima

Para haver um bom desenvolvimento do brócolis, e, consequentemente, uma boa colheita, é essencial que o local tenha o clima ideal. Entretanto, pode mudar de acordo com as variedades dos brócolis. Para os brócolis-de-cabeça, sua melhor adaptabilidade é em temperaturas que variam dos 6 aos 23 °C. Todavia, os ramosos possuem uma melhor tolerância ao calor, tolerando temperaturas mais altas, com números até os 28 °C.

Plantio na horta

Para realizar o plantio na horta, certifique-se que o local de escolha tenha um solo com boa drenagem, fertilidade, que seja rico em conteúdo orgânico e pH entre 6 e 7. Portanto, revolva o solo, removendo pedriscos e torrões e acrescente conteúdo orgânico, para aumentar a disponibilidade de nutrientes. Assim, de modo a ter espaço suficiente para eu desenvolvimento, o espaçamento deve ser de 60 cm a 1 m entre linhas e 30 a 60 entre as plantas. Logo, a germinação ocorre entre 1 a 2 semanas após o processo de semeadura.

Brócolis (reprodução Pixabay)
Brócolis (reprodução Pixabay)

Cuidando do brócolis

Para haver um pleno desenvolvimento do vegetal no seu canteiro, é essencial proporcionar à espécie uma rotina básica de cuidados. Portanto, essa planta necessita de alta luminosidade, com luz solar direta, assim, a horta deve estar em um local estratégico, havendo luz solar por algumas horas diárias. A rega, por sua vez, deve ser regular, mantendo o substrato do brócolis úmido, porém evitando o encharque.

Ademais, conforme João Mathias, em 20 de abril de 2018, em colaboração com a revista Globo Rural, o brócolis é exigente em boro e molibdênio. Desta maneira, esses dois micronutrientes são encontrados em casas de jardinagem e agropecuária. Assim, compre-os na forma de ácido bórico e molibdato de amônia, realizando a solução com 1g e 0,5g em 1 litro de água, respectivamente. Essa solução, por sua vez, deve ser pulverizada durante três vezes ao longo do ciclo de produção do vegetal.

Imagem Globo Rural
Imagem Globo Rural

Colheita

Por fim, a colheita do brócolis depende da variedade cultivada. Assim, para os brócolis-de-cabeça, ela ocorre entre 75 a 100 dias após a semeadura. Por outro lado, o brócolis-ramosos são geralmente colhidos entre 60 e 90 após o plantio. Assim, o Portal Atualizei indica realiza a colheita antes da abertura das flores, período esse que as inflorescências estão bem desenvolvidas e com coloração intensa.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo