Horta

Como realizar o controle de mato na horta ou jardim; veja dicas caseiras

Salvador, 14 de novembro de 2022, por Janaina Brito – Se você cultiva uma hortinha em casa, já deve ter se deparado com ervas daninhas inconvenientes que costumam tomar conta de todo o solo. Além do prejuízo estético, tais pragas são capazes de trazer verdadeiros danos para seus cultivos, afetando o crescimento e produtividade dos vegetais. Assim, como fazer o controle de mato na horta?

Apesar de ser um problema comum, as ervas daninhas se propagam rápido e, por isso, é necessário estar atento e ter uma rotina de cuidados contínua para manter hortaliças e plantas do jardim saudáveis. Contudo, certos truques caseiros são muito eficientes para prevenir e eliminar essas espécies. Confira abaixo como realizar o controle de mato na horta e dê adeus a essa praga.

Controle de mato na horta (Reprodução Canva)Controle de mato na horta (Reprodução Canva)

Por que o mato pode prejudicar sua horta ou jardim

O que a maioria das pessoas chama de mato nada mais é do que um agregado de ervas daninhas que se instalam no ambiente sem grandes dificuldades. Essas espécies são altamente resistentes e podem se adaptar a diversas condições climáticas, assim como a diferentes tipos de solo. Desse modo, não importando qual seja o ambiente, as ervas daninhas costumam ter amplo desenvolvimento, além de possuírem a capacidade de se proliferar e expandir pela região.

Esse processo torna as ervas daninhas excelentes competidoras por luz, nutrientes e espaço, ou seja, elas roubam os elementos responsáveis por sustentar os seus cultivos. Logo, o resultado é um enfraquecimento progressivo das plantas, que já não conseguem crescer e produzir da mesma forma, o que pode levar toda a vegetação à morte.

Ademais, diversos vetores são capazes de introduzir ervas daninhas na sua horta ou jardim, seja o vento ou até mesmo produtos utilizados em solos ou substratos. Assim, segundo a redação do site wikiHow, talvez esse seja o motivo para que o mato sempre retorne, mesmo quando você retira as espécies invasoras.

Publicação do site pt.wikihow.com sobre controle de mato em diferentes lugares - Imagem portal Wiki How
Publicação do site pt.wikihow.com sobre controle de mato em diferentes lugares – Imagem portal Wiki How

Como fazer o controle de mato na horta

Um dos métodos mais comuns para acabar com as ervas daninhas é investir em herbicidas. Porém, utilizar defensivos químicos pode trazer prejuízos para as suas plantas, comprometer o solo e até mesmo fazer mal a quem os manipula. Dessa forma, a melhor forma de eliminar o mato, seja na horta ou no jardim, é fazer a retirada manual com o auxílio de ferramentas de jardinagem. Nesse viés, é fundamental remover as raízes das ervas daninhas para que elas não voltem a se desenvolver.

Após a remoção, transporte o mato para bem longe do seu jardim e adicione substrato ou adubo ao local para incrementar o solo e fortalecer suas plantas e vegetais. Se a região está muito compactada, molhar a terra pode facilitar a eliminação manual das espécies invasoras.

Outrossim, você também pode apostar em soluções caseiras para dar um fim ao mato. Água fervente com um pouco de sal ou vinagre diluído, misturado ou não a detergente neutro, podem ser aplicados ao solo ou diretamente sobre as ervas daninhas. Esses ingredientes vão desidratar a vegetação e matar as espécies. Contudo, devem ser usados com cuidado, visto que prejudicam as plantas ao redor e podem alterar as condições do solo, causando infertilidade.

Invista na prevenção

Se você já fez o controle de mato na horta e não quer que ele volte a aparecer, invista na proteção dos seus cultivos. Para isso, uma opção é posicionar mantas ou jornais ao redor das suas plantas, bloqueando a chegada de luz solar para as ervas daninhas. Assim, elas não vão se desenvolver de forma adequada. Entretanto, é essencial ficar atento e fazer a manutenção do seu jardim sempre que necessário, utilizando as dicas que o site Portal Atualizei te mostrou.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo