Jardim

Conheça o azevinho e saiba como cultivar uma das mais clássicas plantas natalinas

Salvador, 23 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Você provavelmente já viu em algum filme ou em outra referência natalina um pequeno arranjo composto por três ramos de folhas verdes brilhantes centralizado por pequenos frutos vermelhos. Um dos mais marcantes símbolos do Natal é conhecido por azevinho, uma planta arbustiva e versátil, na qual você pode cultivar e aproveitar como decoração.

Graças ao seu grande potencial ornamental, a espécie costuma integrar guirlandas, coroas e outros arranjos natalinos, além de decorar jardins, canteiros e vasos durante a época de festividades. Ainda assim, com os cuidados certos, a pequena árvore pode prosperar durante o ano todo e transformar a sua área externa. Veja abaixo como cultivar azevinho e entenda o seu significado para o Natal.

Azevinho (Reprodução Canva)
Azevinho (Reprodução Canva)

Cultivo de azevinho

O melhor período para cultivar azevinho é durante a primavera, época em que o clima favorece o enraizamento da espécie. Ademais, pode-se propagar o arbusto através de sementes, porém, o mais comum é realizar a técnica de estaquia para a produção das mudas.

Como fazer mudas

Antes de mais nada, comece cortando na diagonal um ramo de 10 a 15cm a partir da base do nó ou botão de uma planta mãe saudável. Retire todas as folhas da parte inferior, deixando apenas dois pares no topo. Em seguida, selecione um vaso com furos no fundo para evitar o acúmulo de água no recipiente e acrescente o substrato.

O azevinho não é exigente quanto ao solo, mas prefira aqueles que são bem drenados e soltinhos. Assim, você pode misturar terra vegetal, areia grossa e algum tipo de adubo para produzir um substrato rico e adequado para o enraizamento. Por fim, mantenha o solo sempre úmido e tenha paciência. A espécie possui crescimento lento e costuma levar 5 anos para atingir a maturidade.

Azevinho (Reprodução Canva)
Azevinho (Reprodução Canva)

 

O arbusto possui médio porte e pode ser mantido em vasos, contanto que uma camada de drenagem seja criada no fundo do recipiente para facilitar o escoamento da água. Para jardins, recomenda-se adquirir uma planta jovem e começar os cuidados com a variedade escolhida.

Iluminação e regas

O azevinho é nativo de climas frios e úmidos, mas precisa de abundante iluminação natural para se desenvolver ao seu potencial máximo. Assim, cultive-o em um ambiente que receba bastante luminosidade, porém, evite deixá-lo exposto a luz solar direta por longos períodos devido ao calor. Ademais, mantenha uma alta frequência de regas, visto que a árvore gosta de muita água. O ideal é molhar o solo no qual ele cresce todos os dias, em especial, durante o verão e períodos de estiagem.

Adubação e podas

A espécie se beneficia de adubos orgânicos para ganhar força e resistência. Dessa forma, o melhor período para fazer a fertilização é durante a primavera, mas você pode trocar o substrato a cada dois meses para estimular o crescimento. Já as podas são indicadas uma vez por ano, na mesma época, para controlar o porte do arbusto em caso de cultivo em vasos ou promover o desenvolvimento. Contudo, lembre-se que cortes muitos acentuados possuem maior tempo de recuperação.

Lembrando que a maioria das estruturas que a planta produz, como as bagas, são tóxicas e não devem ser ingeridas, devendo sendo mantidas longe de crianças e animais. Agora que você já aprendeu a cuidar do seu azevinho, o site Portal Atualizei te mostra, a seguir, o que essa belíssima planta representa para o Natal.

Significado do azevinho

De nome científico  ilex aquifolium, o azevinho possui grande influência durante o período de festas natalinas. Segundo Monyque Marinseck, em matéria para a revista Casa e Jardim, em 03 de novembro de 2022, a espécie cresce de forma espontânea em todo o continente europeu e seu simbolismo remonta desde os povos celtas e romanos.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

 

Apesar de seu porte mediano, algumas variedades podem se tornar árvores robustas, consideradas sagradas na antiguidade. As folhas verdes espinhosas e os frutos vermelhos sobreviviam às condições mais diversas, símbolos de força, representando fertilidade, proteção e prosperidade. Outrossim, um de seus principais significados diz respeito a longevidade, característica da espécie que ganhou novo simbolismo com as festividades natalinas.

Por que não decorar o seu jardim ou casa para o Natal com o azevinho e atrair toda a essência significativa da planta para o seu lar? Comece a cultivá-lo agora e mantenha essa belíssima espécie durante o ano todo.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo