Salvador, 04 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar na virtuosa flor-da-fortuna? A Kalanchoe blossfeldiana, como é nomeada cientificamente, é uma espécie com origem firmada na África, especificamente na região do Madagascar.
Oriunda da família das crassuláceas, a espécie dispõe de flores que podem ser simples ou dobradas, com colorações que passeiam por toda cartela de cores. Portanto, a flor-da-fortuna é amplamente utilizada na decoração de vasos e ornamentação de jardins. Ainda, também é rica em significados, conhecida por ser a planta da fortuna e felicidade.
Portanto, aprenda tudo sobre a flor-da-fortuna em nosso conteúdo, incluindo os cuidados básicos com a florífera, garantindo o sucesso em seu desenvolvimento. Ainda, compartilhe também esse conteúdo com os jardineiros de plantão e os deixe por dentro de todos os cuidados com a kalanchoe.
Plantio em vasos
Para fazer o plantio da flor-da-fortuna em vasos, é preciso verificar se esse dispõe de perfurações em sua base, de modo a promover total escoamento da água para os furos. Ademais, forre todo o fundo do recipiente com a camada drenante, feita com argila expandida, ou até mesmo, pequenas britas de jardim e finalize com a manta bidim.
Quanto ao substrato, o Portal Atualizei recomenda um mix com terra vegetal, terra comum e areia, garantindo, portanto, uma base drenável para a flor-da-fortuna. Ademais, acrescente também conteúdo orgânico, como húmus e minhoca, ou esterco bovino curtido, por exemplo, de modo a proporcionar os nutrientes essenciais. Após o preparo do vaso e substrato, comode a muda da planta centralizada no vaso e finalize cobrindo com o restante do substrato e efetue a regadura.
Iluminação e irrigação
Para garantir que sua flor-da-fortuna se desenvolva como o esperado, é preciso que a planta receba a sua quantidade de luz e irrigação adequados. Assim, conforme Vanessa D’Amaro, e 01 de dezembro de 2020, em parceria com a Casa Vogue, a flor-da-fortuna necessita estar em ambientes parcialmente iluminados. Portanto, deixe a planta algumas horas durante o dia em contato com a luz solar, mas dê preferencia às primeiras horas do dia ou ao finalzinho da tarde. Uma vez que os picos de calor podem ser prejudiciais à planta, queimando suas folhagens e flores.
Quanto à irrigação, a Kalanchoe precisa de uma irrigação mais controlada, evitando os excessos. Justamente por possuir a capacidade de armazenamento de água e suas estruturas, a flor-da-fortuna dispensa o excesso de rega. Assim, é preciso aguá-la apenas uma ou duas vezes na semana, mas, dependendo do local e clima, a frequência pode variar. Logo, a principal dica é observar o aspecto do solo e, quando totalmente seco, já estará no momento adequado para a irrigação.
Adubação
Para garantir uma floração de sucesso para a flor-da-fortuna, aposte tanto na utilização de adubos orgânicos, quanto na utilização de fertilizantes 4 vezes ao ano. Logo, para os orgânicos, você pode utilizar húmus de minhoca ou torta de mamona. Já para o segundo método, aplique fertilizantes à base de NPK, nas proporções 4:14:8, ou seja, com maior concentração de fósforo, que estimula a formação das flores.
Propagação da flor-da-fortuna
Para a propagação, o método mais indicado é a estaquia. Desta forma, para formar as estacas corte um galho saudável da planta já adulta, retire o excesso de folhas e coloque para secar durante 3 dias. Posteriormente, faça o plantio das estacas seguindo as orientações recomendadas acima.