
Palmas, 4 de janeiro de 2023, por Keila Mota – Sabe aquele bate-papo em um lanchinho da tarde com os amigos ou com a família? Nada melhor que uma receita fácil de pãozinho recheado para acompanhar, não é mesmo?
Então, para surpreender a todos ainda no dia de hoje, que tal aprender a preparar um delicioso pãozinho recheado? E, mais,veja também, algumas dicas para que seu pão fique perfeito!
Receita de pãozinho recheado
Ainda que você não goste ou não possua grandes habilidades culinárias, essa receita é super prática. Desse modo, separe os seguintes ingredientes para a massa:
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 3 ovos;
- 1 colher de chá de sal;
- 700 g de farinha de trigo;
- 100 ml de creme de leite sem soro;
- 200 ml de leite;
- 120 g de manteiga sem sal;
- 1 colher de chá de fermento biológico.

Ingredientes para o recheio do pãozinho
- 200 g de queijo mussarela ralado;
- 1 cebola inteira fatiada;
- 400 g de presunto cortado em pedaços miúdos;
- 4 tomates cortados em cubos;
- Orégano a gosto;
- 50 g de tomate em polpa.
Para a finalização da massa
- 1 ovo inteiro batido para pincelar a massa;
- Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar.
Modo de preparo
Primeiramente, misture o fermento com o açúcar em um recipiente. Em seguida, adicione os demais ingredientes e misture mais. Na sequência, sove a massa e, após, deixe-a descansar por cerca de 15 minutos.
Quando passar esse tempo, divida-a ao meio e abra cada parte com um rolo de massa, acrescente o recheio (um a um dos ingredientes citados) e feche-a, enrolando como se fosse um rocambole.
Por último, pincele a massa com o ovo batido e salpique queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 160° C por aproximadamente 30 a 35 minutos. Contudo, esse tempo varia de forno para forno. Observe se já está dourado e aproveite o pãozinho recheado.
Dicas para não errar na massa
A fim de garantir que o seu pãozinho recheado saia perfeito e todos possam saboreá-lo com gosto, anote as dicas a seguir, para que tenha uma massa perfeita. São dicas fornecidas pela colaboradora Samantha Cerquetani em matéria escrita ao Site Uol em 5 de julho de 2020:

- Opte por manteiga em vez de margarina, visto que o sabor da primeira é incomparável. Do mesmo modo, o ideal é escolher a versão sem sal, para evitar o consumo excessivo de sódio;
- Verifique, antes de utilizar um ovo, se o mesmo não está estragado. Igualmente, prefira sempre usá-lo em temperatura ambiente e nunca gelado;
- Adicione a farinha aos poucos e isso fará com que fique mais macia. O truque certo é observar a textura da mesma e, se preciso for, acrescente mais farinha, em especial, na hora de sovar. Caso contrário, se a massa já estiver com excesso de farinha, ficará dura;
- Utilize o fermento recomendado para cada tipo de receita e, caso precise substituir por algum outro tipo, faça a conversão: fermento seco corresponde a apenas um terço da quantidade do fermento fresco;
- Ao sovar a massa, faça de forma constante e respeite sempre o tempo de descanso indicado na receita;
- Dê preferência para utilizar os ingredientes líquidos em temperatura morna e nunca quente, pois garantem um crescimento adequado à massa;
- Por fim, para conservar melhor e por mais tempo, armazene o pão assado em saco plástico.
Enfim, espero que tenha gostado da receita de pãozinho recheado e de todas as dicas. Ah! Para mais dicas e receitas, continue aqui no Portal Atualizei.