Jardim

Como cuidar da costela-de-adão? Guia completo de cultivo da espécie ornamental

Salvador, 12 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Monstera deliciosa, conhecida também como costela-de-adão, é uma planta pertencente à família das aráceas, categorizada como uma espécie trepadeira. Originária  na América Central, a planta possui belas folhagens verde-escuras, com recortes que se assemelham às costelas. Portanto, a planta é extremamente ornamental, amplamente utilizada na decoração de ambientes internos e externos.

Portanto, de modo que você possa apostar na utilização da costela-de-adão em seu projeto paisagístico tropical, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo de cuidados. Assim, continue conosco e confira a iluminação e rega ideal, como realizar a poda e adubação, além da melhor forma de propagá-las, veja.

Iluminação

Para haver um bom desenvolvimento da costela-de-adão, é essencial garantir um ambiente com boa luminosidade. Assim, possuem boa adaptabilidade tanto em luz solar direta quanto em condições de meia-sombra. Por essa razão, a espécie ornamental pode se adaptar bem tanto em jardins, quanto em ambientes internos, desde que nesses últimos, estejam próximo às janelas.

Irrigação

Por ser uma espécie de certa rusticidade e resistência, a costela-de-adão não e tão exigente quanto à irrigação. Logo, a rega deve ser feita moderadamente, cerca de duas vezes durante a semana. Essa frequência pode variar de acordo com as condições climáticas da região, assim, o Portal Atualizei indica verificar o aspecto do solo, devendo, portanto, estar totalmente seco para iniciar uma nova regadura.

Costela-de-adão (reprodução Canva Pro)
Costela-de-adão (reprodução Canva Pro)

Poda e adubação

A poda da espécie é na maioria das vezes apenas de limpeza, uma vez que a própria folhagem já possui seu formato ornamental. Assim, conforme o Leroy Merlin, em 01 de abril de 2022, a poda consiste na remoção das folhas secas ou irregulares. Entretanto, a poda principal, para a estimulação de novos brotos, ocorre no início da primavera.

Imagem Leroy Merlin
Imagem Leroy Merlin

 

Ademais, a costela-de-adão também não é tão exigente quanto a aplicação de adubos, uma vez que, em condições ideais, se desenvolve plenamente. Mas, caso deseje otimizar o  seu crescimento, ou esteja observando um deficit de desenvolvimento na planta, você pode optar pela aplicação de adubo orgânico, como farinha de ossos ou húmus de minhoca, torta de mamona, casca de ovo triturada. Porém, caso opte por fertilizantes inorgânicos, utilize os que são à base de NPK.

Propagação

Por fim, para propagar a costela-de-adão, ou seja, criar mudas da planta, é bem simples. Inicie cortando um talo de 5 cm abaixo da raiz aérea. Após esse processo, coloque o talo em um copo com água filtrada, submergindo apenas o caule, evitando as folhas. Assim, deixe-o em um local com iluminação indireta, trocando a água a cada 3 dias. Portanto, quando houver o aparecimento das raízes, você pode realizar o plantio no local de escolha, seja em vasos ou diretamnte no canteiro.

 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo