Salvador, 20 de outubro de 2022, por Janaina Brito – Você sabe o que são plantas de forração? As típicas espécies destinadas para essa tarefa vão incrementar a sua área externa e te ajudar a manter o jardim muito mais bonito e saudável. Assim, investir nessas plantinhas não apenas interfere no aspecto estético, mas possui verdadeiros benefícios para quem gosta de cuidar da terra.
O principal diferencial das plantas de forração é que além de serem capazes de trazer mais beleza para a composição do jardim, elas ainda possuem uma função prática: dar acabamento ao solo, seja direto no chão ou até mesmo em vasos. Desse modo, você terá um belo “tapetinho verde”, muito útil para a manutenção da área externa. Confira abaixo 5 espécies ideais para essa tarefa e como cuidá-las.
Por que investir em plantas de forração?
As plantas de forração costumam ter pequeno porte e conseguem se reproduzir de maneira acelerada. Logo, elas possuem uma alta capacidade de cobrir a superfície do solo e são ideais quando aplicadas nos espaços vazios do jardim, preenchendo buracos no meio da vegetação.
Porém, o acabamento fornecido por essas espécies vai além da beleza associada a um jardim bonito e volumoso. Como conseguem forrar o solo, essas plantinhas conferem muito mais proteção à terra graças às suas folhagens. Dessa forma, reduzem a ação de agentes externos que um substrato descoberto está mais sujeito a sofrer. Processos como intemperismo ou erosão, provocados pelas chuvas e até mesmo pelos ventos, afetam a saúde do solo, prejudicando sua forma e composição.
Assim, segundo Bruna Martins em matéria para a revista Casa Vogue, em 31 de dezembro de 2021, mais do que uma forma de incrementar a composição do jardim, as plantas de forração são essenciais para conservar a sua área externa. Além de uma área verde cheia e vistosa, você terá uma terra repleta de nutrientes e bastante preservada.
Outrossim, a maioria das espécies de forração possuem um cultivo descomplicado e são muito versáteis, adaptando-se a diferentes condições, desde o sol intenso até a completa sombra. A seguir, o Portal Atualizei te mostra 5 plantas perfeitas para camuflar o solo e algumas dicas de cultivo para você começar a plantar agora mesmo.
Planta-mosaico
A planta-mosaico não costuma ultrapassar 20cm de altura e, por isso, é uma das espécies ideais para forrar o jardim. O diferencial dessa plantinha reside nas suas folhagens verdes com veias brancas, vermelhas ou rosadas, o que confere seu nome. Dessa forma, é perfeita se você busca uma planta para agregar mais beleza à sua área externa, visto que suas cores chamam a atenção de qualquer um onde quer que esteja.
Barba-de-moisés
Espécie de suculenta, a barba-de-moisés consegue armazenar água em suas estruturas, o que torna sua manutenção ainda mais simples. Além da baixa frequência de regas, basta manter a plantinha em ambientes sombreados ou em regime de meia-sombra para que ela se desenvolva de maneira saudável. A luminosidade intensa pode queimar suas folhas. Ademais, essa planta cresce horizontalmente, o que a torna ideal para camuflar o solo em jardins ou arranjos.
Alocasia
De origem amazônica, a alocasia é capaz de encantar com suas folhagens vistosas com veias claras pronunciadas. Espécie de sombra, é perfeita para jardins que possuem árvores altas e de copas volumosas, visto que são essas plantas que vão fornecer o ambiente sombreado que a vegetação tanto gosta.
Hera
A hera possui uma enorme versatilidade e, além de ser uma espécie pendente, também pode ser cultivada como planta de forração. Gosta de ambientes iluminados, mas tolera locais de meia-sombra. O grau de luminosidade, inclusive, é o que confere os diferentes tons de verde de suas folhas.
Assim, você pode apostar em uma mescla de cores posicionando a plantinha em uma região que receba diferentes quantidades de luz durante o dia, contando que evite o sol forte do meio-dia. Mantenha o solo úmido e sua hera vai permanecer sempre bonita e saudável.
Planta-tapete
A planta-tapete chama atenção por sua folhagem com brilho metalizado e pelas pequenas flores vermelhas que surgem nas estações mais quentes. A espécie gosta de altas temperaturas, mas deve ser mantida em ambiente sombreado, recebendo luz difusa nos períodos mais amenos do dia. Por isso, é ótima como forração de jardins, visto que outras plantas de maior porte a protegem do sol. Outrossim, regue quando o substrato estiver seco para que a plantinha permaneça bela.
Viu como apostar em plantas de forração pode transformar a sua área externa? Não perca tempo e comece a cultivar essas lindas espécies que vão conferir mais charme e proteção ao seu jardim.