Horta

Cultivar cheiro-verde na horta ficou fácil com esse guia completo, veja

Salvador, 26 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Talvez seja o componente mais famoso de quem dispõe de um canteiro de hortas e temperos: o cheiro-verde. Em algumas regiões o cheiro verde nada mais é que a salsa (petroselinum crispum), em outras, o allium schenoprasum, conhecido popularmente por cebolinha. Ainda, o cheiro-verde também pode ser a combinação desses dois famosos temperos. Assim, nada melhor do que aprender a conduzir o plantio em sua horta doméstica de forma simplificada.

Logo, aprenda a cultivar agora o cheiro verde na horta doméstica, seguindo as principais dicas de plantio disponibilizadas em nosso artigo. Assim, continue conosco e confira agora a como preparar o vaso e o substrato, realizar o plantio, cuidados com a horta e a colheita do cheiro-verde. 

Preparo do vaso

O plantio do cheiro-verde pode ser conduzido tanto em vasos quanto diretamente em seu canteiro de hortaliças e temperos. No caso do primeiro método, escolha um recipiente com pelo menos 30 cm de altura, que disponha de furos na base.

Ademais, forre todo o fundo do vaso com argila expandida ou pequenas britas de jardim, de modo a formar a camada drenante, facilitando o escoamento da água. Ainda, adicione também um pedaço de manta bidim (geotêxtil), posteriormente à camada de drenagem.

Cheiro-verde (reprodução Canva Pro)
Cheiro-verde (reprodução Canva Pro)

Substrato

O substrato para o cheiro-verde precisa ser leve, com alto perfil de drenagem, fértil e com boa carga de conteúdo orgânico. Logo, o Portal Atualizei recomenda uma mistura com areia, terra vegetal e esterco bovino curtido, na proporção 1:1:1. Embora, você também pode substituir o esterco por outro adubo orgânico, como o húmus de minhoca ou torta de mamona, por exemplo.

Como plantar o cheiro-verde na horta doméstica?

Após o preparo do vaso com suas devidas camadas e o substrato indicado acima, é hora de efetuar o plantio. Logo, o primeiro passo para a semeadura é se certificar da boa procedência e qualidade das sementes. Após, realize covas e acomode as sementes a meio cm de profundidade, e 3 cm entre as covas.

Ainda, conforme João Mathias, em 22 de maio de 2022, em colaboração com a revista Globo Rural,  a indicação é de espaçamento de 10 centímetros entre plantas e de 25 centímetros entre linhas. Finalize, portanto, cobrindo delicadamente com o restante do substrato e regando as sementes com auxílio de um borrifador até a planta adquirir firmeza.

Imagem Globo Rural
Imagem Globo Rural

Cuidados

Para um bom desenvolvimento desse tempero em sua horta, é preciso uma rotina básica e constante de cuidados. Nesse aspecto, é imprescindível que o vaso ou jardineira com o cheiro-verde esteja em contato direto e pleno com o sol por, pelo menos, 5 horas diárias, assim como para a grande parte das hortaliças. Caso more em apartamentos, deixe a hortinha perto de janelas, de modo que receba sua iluminação diária.

Ademais, irrigue o cheiro-verde regularmente, de maneira que o solo fique sempre úmido, porém, com atenção para não provocar o encharque. Ainda, aposte na adubação mensal do cheiro-verde, fortificando e otimizando o desenvolvimento das estruturas folhosas.

Cheiro-verde (reprodução Canva Pro)
Cheiro-verde (reprodução Canva Pro)

Colheita

A colheita ocorre quando há um tamanho satisfatório das folhagens do cheiro-verde. Mesmo que pequenas, você poderá utilizá-las em seus preparos. Mas, o ciclo completo do plantio até obterem um tamanho satisfatório ocorre entre 60 até 90 dias após o plantio.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo