Jardim

Manchas nas folhas das plantas: veja o que pode ser e saiba como resolver

Salvador, 26 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – As folhagens verdes, vistosas e brilhantes são, muitas vezes, a marca registrada das mais diversas espécies vegetais. Contudo, mudanças no aspecto dessas estruturas são bastante comuns e podem representar um verdadeiro problema para a saúde das plantinhas. Mas, afinal, o que causa manchas nas folhas das plantas e como reverter a situação?

Inúmeras razões são capazes de gerar alterações de coloração no verde das folhagens. Pontos pretos, amarelos ou amarronzados, assim como porções ressecadas, murchas e retorcidas costumam significar uma gama de distúrbios. Assim, o primeiro passo é entender os fatores que geram as manchas nas folhas das plantas. Confira abaixo quais são os principais motivos e dicas para salvar as suas espécies.

Manchas nas folhas das plantas (Reprodução Canva)
Manchas nas folhas das plantas (Reprodução Canva)

Causas e soluções para manchas nas folhas das plantas

Como dito, existem várias razões para o surgimento de folhagens manchadas. De acordo com a redação do site UOL, em 17 de fevereiro de 2017, as manchas costumam ser oriundas de regas ou iluminação desbalanceadas, problemas mais simples de resolver.

Porém, em alguns casos, as alterações são provenientes de doenças causadas por fungos ou bactérias. Ademais, é possível que até mesmo erros de adubação sejam os responsáveis por mancharem as folhas.

Imagem UOL
Imagem UOL

 

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? A seguir, o site Portal Atualizei te mostra um guia completo sobre as colorações e manchas nas folhas das plantas, explicando porque elas adquirem esse aspecto e como você pode reverter e salvar suas espécies vegetais com truques práticos.

Folhas amareladas

As folhas amarelas são um problema comum para diversas plantinhas. Entre as possíveis causas, o excesso de adubo é um dos fatores que causa o amarelamento das estruturas de forma mais rápida. Outrossim, substratos encharcados também podem fazer as folhas mais próximas ao solo amarelarem e, em seguida, apodrecerem. Nesses casos, a dica é balancear melhor a frequência de adubação e regas, observando se a espécie responde com alguma melhora no aspecto da folhagem.

Manchas ou pintas amarelas

Quando a folha não fica amarela por completo, algumas manchas nessa coloração costumam aparecer. Assim, manchas arredondadas podem ser queimaduras causadas pela grande exposição ao sol forte. Mova a vegetação para um local onde receba iluminação de forma indireta e observe.

Já o amarelamento das folhas com presença de pequenas pintas de centro esbranquiçado indica contaminação por fungos. A dica aqui é investir em soluções com propriedades fungicidas. Aplique o defensivo em questão ou opções caseiras, como chá de camomila, na frente e no verso das folhas.

Manchas marrons e pintas pretas

Se as folhas estão amarronzadas, com aspecto mole e odor desagradável, provavelmente, sua planta está sofrendo ataque de bactérias. Pintas pretas também costumam significar doenças provocadas por esses patógenos. Diferentes microrganismos podem desencadear esse problema, porém, a maneira pela qual eles costumam contaminar a vegetação é através do excesso de água nas folhas.

A umidade facilita o surgimento de várias doenças nas plantinhas, então, evite acumular líquido nos vasos e folhagem. Além disso, corte as estruturas afetadas e utilize canela em pó para ajudar na cicatrização, protegendo a espécie de novos ataques.

Manchas nas folhas das plantas (Reprodução Canva)
Manchas nas folhas das plantas (Reprodução Canva)

Folhas desbotadas

Para folhas desbotadas, talvez a planta esteja precisando de mais iluminação natural. Desse modo, traga a espécie para um ambiente mais ensolarado e observe as folhas retomarem um verde mais vivo. Entretanto, se você notar nervuras destacadas em meio ao desbotamento, a vegetação está sofrendo com a falta de nitrogênio. Nesse caso, capriche na adubação investindo em produtos ricos nesse nutriente.

Com esse guia, ficou mais fácil descobrir o que está causando manchas nas folhas das plantas e saber como agir para reverter o problema e proteger a vegetação. Não perca tempo e salve suas espécies.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo