Jardim

Tacoma stans: confira como cultivar o famoso ipê-de-jardim

Salvador, 22 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Sinos-amarelos ou ipê-de-jardim: essas são as duas nomenclaturas atribuídas ao Tecoma stans, planta oriunda da família das bignoniáceas. Com origem americana, a linda árvore possui uma ampla ramificação, folhagens verdes e bordas serrilhadas.

Suas inflorescências dispõem de flores tubulares com uma exuberante coloração amarelo-ouro, muito semelhante ao ipê-amarelo. Assim, devido à sua beleza extravagante, o ipê-de-jardim é amplamente difundido na decoração de jardins em diversos projetos paisagísticos.

Portanto, de modo a possuir a linda espécie que reluz como ouro em seu jardim, confira o passo a passo completo de cultivo. Logo, continue nos acompanhando e confira o clima e iluminação mais adequados para a árvore florífera, como conduzir o plantio da espécie, os principais cuidados e propagação, não perca.

Clima e iluminação

De caráter rústico, o ipê-de-jardim possui uma boa adaptação em diversos tipos de clima, se adaptando, portanto, em diversas regiões do país. Mas, para proporcionar uma boa germinação das sementes dessa planta, considere acomodá-las em regiões com temperatura média de 20 °C e iluminação indireta. Entretanto, após o  período germinativo do ipê-de-jardim, você já poderá expô-lo ao sol pleno.

Ipê-de-jardim (reprodução Canva Pro)
Ipê-de-jardim (reprodução Canva Pro)

 

Para proporcionar um bom desenvolvimento da planta, é preciso que o substrato de escolha possua um bom perfil de drenagem. Ademais, conforme Bruna Cezario e Alex alcântara, em 24 de outubro de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, o ipê-de-jardim também deve ser plantado em substrato é fértil.

Plantio do ipê-de-jardim

Imagem Casa e Jardim
Imagem: Casa e Jardim

 

Desta maneira, faça um mix contendo terra vegetal húmus de minhoca e turfa.  Assim, para o plantio, faça uma cova com 40×10 cm, com o substrato indicado. Acomode a muda da planta e finalize com a regadura.

Irrigação e adubação

Para que o ipê-de-jardim possa se desenvolver como esperado, é preciso conduzir corretamente a irrigação. Assim, águe a planta entre 2 a 3 vezes na semana, podendo variar conforme o clima e temperatura da região. Portanto, nos meses mais frios, diminua a frequência e, em contrapartida, aumente quando a temperatura aumentar mais. Para potencializar a floração do ipê-de-jardim, conduza a adubação duas vezes ao ano, uma próxima ao inverno e a seguinte no verão.

Ipê-de-jardim (reprodução Canva Pro)
Ipê-de-jardim (reprodução Canva Pro)

 

Você pode recorrer a duas formas de adubar sua árvore florífera: orgânica ou inorgânica. No primeiro método, utilize conteúdo orgânico como húmus de minhoca, esterco bovino curtido, torta de mamona ou farinha de ossos. Em contrapartida, caso recorra aos fertilizantes químicos, aposte em NPK com uma maior concentração de fósforo, ideal para formação de flores, como o 4-14-8.

Propagação

Após aprender todas as dicas de cultivo do ipê-de-jardim, é hora de descobrir a forma mais simplificada de propagar a árvore frutífera. Logo, o Portal Atualizei recomenda a propagação por meio da estaquia. Assim, durante a primavera e o verão, remova a estaca das pontas dos galhos, com tamanho médio de 6 cm. Deste modo, faça o plantio das estacas seguindo as orientações já mencionadas nesse artigo de preparo de substrato, acomodando-as em um vaso pequeno com furos na base.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo