Casa

4 dicas para manter a casa organizada: deixe a casa organizada e o seu psicológico também

Belo Horizonte, 22 de dezembro de 2022, por Gabriela Scopel – Manter uma casa organizada, apesar de parecer uma missão um tanto quanto impossível, é, na verdade, mais fácil do que muitos pensam. Isso porque, com apenas algumas dicas, você é capaz de alcançar essa meta.

No entanto, o que muitos não sabem, e até mesmo duvidam, é que uma casa organizada é sinônimo de um emocional em dia e mais saudável. Portanto, na matéria abaixo, você verá dicas de organização e, claro, como isso afeta o seu corpo e a sua mente. Vamos nessa?

Primeiramente, vamos falar sobre a relação entre o seu emocional e uma casa organizada. Segundo uma matéria publicada pela UOL, em 21 de setembro de 2018, por Léo Marques, uma casa desorganizada incomoda muito mais do que apenas a nossa visão estética. Esse estilo de vida, por assim dizer, pode provocar uma série de transtornos, a saber: estresse, depressão, ansiedade e, há quem diga, doenças físicas, como obesidade, diabetes e alergias respiratórias.

Isso porque, nossa casa é o nosso refúgio e o nosso lar, de fato. Sendo assim, possivelmente, se o nosso emocional estiver desequilibrado, muito provavelmente nossa casa irá refletir isso com toda a certeza. A desorganização pode levar a uma má alimentação, pois a falta de planejamento faz com que a pessoa não seja capaz de organizar suas compras e seu cardápio da semana. Mas, também gera estresse, nervoso e baixa autoestima; compilados que provocam diversos transtornos já citamos, sejam físicos ou não. Você sabia disso?

4 dicas para manter a casa organizada: deixe a casa organizada e o seu psicológico também
4 dicas para manter a casa organizada: deixe a casa organizada e o seu psicológico também – UOL

Casa organizada: limpe um cômodo por vez

Agora que você entendeu a importância de uma casa organizada para o seu emocional e, claro, para uma maior harmonia estética, vamos explicar 4 dicas básicas para alcançar resultados satisfatórios.

Assim, a nossa primeira dica consiste em limpar um cômodo de cada vez. Ou seja: só saia de um cômodo quando ele estiver arrumado, então, bagunce para arrumar apenas um por vez. Não desarrume a casa toda, isso te deixará ainda mais cansado.

Anote tudo que você precisa fazer

A próxima dica é para você fazer a famosa lista do despejo. Antes de começar, anote literalmente tudo o que você precisa fazer. Isso te dará maior clareza dos seus objetivos, assim como a divisão de tarefas que você precisa fazer e por onde começar. Não organize sua casa sem uma linha lógica, porque a dor de cabeça e o cansaço, sem dúvida, serão maiores. 4 dicas para manter a casa organizada: deixe a casa organizada e o seu psicológico também

4 dicas para manter a casa organizada: deixe a casa organizada e o seu psicológico também – Pexels

Perceba quanto tempo gasta em cada atividade

Algo que poucos fazem é com relação a se perceber. Sabe aquela atividade que você pensa gastar mais de horas para completá-la? Na verdade, ela, talvez, possa ser feita em 10 minutos, mas você se distrai com outras questões, inclusive o celular.

Nesse sentido, aconselhamos que você pense e cronometre quanto tempo gasta nas atividades que, para você, são mais trabalhosas. Isso te motivará a não se interromper e te dará maior noção. Muito prático!

Não deixe a bagunça acumular

Por fim, a dica mais óbvia: não deixe bagunça acumular! Seja em armários ou na casa em geral. Sempre saia de um cômodo e o deixe melhor do que quando você chegou. Facilite sua limpeza de final de ano e não gaste tempo com faxinas, mas, sim, curtindo bons momentos!

4 dicas para manter a casa organizada: deixe a casa organizada e o seu psicológico também - Pexels
4 dicas para manter a casa organizada: deixe a casa organizada e o seu psicológico também – Pexels

 

Esperamos que você tenha entendido mais sobre como deixar uma casa organizada e como ela impacta em outras áreas da sua vida! Obrigada pela leitura até aqui e não deixe de acessar o nosso Site Portal Atualizei. Até a próxima!

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo