Jardim

Bonsai; 3 espécies super fáceis de cuidar para ter em casa, veja

Salvador, em 4 de novembro de 2022, por Mayara Porto. – O Bonsai é uma técnica de origem oriental que visa miniaturizar plantas manualmente, conservando as características originais de cada espécie. O nome Bonsai significa “arvore plantada na bandeja” e faz referência ao tipo de vaso mais utilizado na técnica, que deve ser pequeno e raso. Todavia, vale ressaltar que os bonsais não são plantas geneticamente feitas anãs, são plantas que passaram por técnicas manuais para formá-las em seus respectivos formatos e tamanho.

Pela prática chinesa antiga, toda árvore pode ser transformada em um bonsai com as devidas técnicas e muita paciência. A palavra-chave para quem pratica essa arte milenar é: paciência. Visto isso, é uma prática muito benéfica para a redução do estresse e da ansiedade do dia-dia. Vejamos agora 3 espécies de bonsais fáceis de cuidar para você iniciar essa arte na sua casa, vamos lá!

1. Bonsai de figueira

Pertencente à família das amoreiras (moraceae), o gênero Ficus é dono de quase 2000 espécies de plantas no mundo todo. Existem várias árvores que podem ser cultivadas dentro de casa, mas, de longe, o mais comum e com o manejo mais simples é o bonsai de Ficus. Logo, vemos que Ficus é uma boa escolha para iniciantes, por ser uma árvore com caule lenhoso, presente em todos os continentes nas regiões tropicais, tolerante a baixa umidade e bastante resistente.

Bonsai de Ficus (Reprodução Canva Pro)
Bonsai de Ficus (Reprodução Canva Pro)

2. Bonsai de romã

A árvore de romã é um pequeno arbusto decíduo com flores vermelhas em forma de trombeta e grandes frutos vermelhos redondos. Esses frutos contêm um grande número de sementes, cada uma coberta por um saboroso arilo vermelho. Ademais, esse bonsai necessita de um local arejado durante a estação de crescimento, mas nunca o pleno sol. Além disso, sua rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco.

Bonsai de Romã (Reprodução Canva Pro)
Bonsai de Romã (Reprodução Canva Pro)

3. Bonsai de Serissa

A Árvore de Serissa é um pequeno arbusto que floresce duas vezes por ano. As suas folhinhas pequenas e o seu bonito tronco lenhoso, a tornaram popular dentre os amantes de bonsai. Todavia, nós do Portal Atualizei recomendamos que esse bonsai seja posicionada próximo a janelas, onde a serissa consiga luz solar. Outro fator importante, é que essa espécie não gosta que a mudem de lugar, escolha um espaço em que ela possa ficar definitivamente.

 

Bonsai de Serissa (Reprodução Canva Pro)
Bonsai de Serissa (Reprodução Canva Pro)

Como escolher uma árvore para praticar

Segundo contribuição de Fernanda Trisotto, para o site Gazeta do Povo, em 23 de outubro de 2014, na hora de escolher um exemplar para cultivar, é preciso checar se as características da espécie combinam com o lugar onde ela será mantida. Visto que, não adianta comprar uma planta de clima frio se você mora numa cidade tropical. Primeiro, decida se a sua planta ficará dentro ou fora de casa e, depois, escolha a espécie.

Imagem: Gazeta do Povo
Imagem: Gazeta do Povo

 

Já tendo adquirido o seu bonsai, atente-se para as necessidades dele: rega, poda, adubação e comece a estudar as técnicas de aramagem. Contudo, tendo muita paciência e dedicação, certamente você vai virar especialista nessa arte milenar.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo