Jardim

Você conhece a flor-de-maio? Aprenda a cultivar essa linda florífera

Salvador, em 14 de dezembro, por Mayara Porto – A schlumbergera truncata, conhecida popularmente no hemisfério sul como flor-de-maio, é uma cactácea ornamental pendente com lindas flores. Planta nativa do Brasil, mais especificamente natural do bioma mata atlântica no norte do Estado do Rio de Janeiro. Embora seja um tipo de cacto, essa espécie vegetal não apresenta espinhos. Na natureza é encontrada, assim como as bromélias, sobre as árvores e, por esse motivo, é chamada de planta epífita.

O nome flor-de-maio, surgiu devido à sua floração, que acontece no outono, com o sol mais frio, no mês de maio. Em alguns países do hemisfério norte em que ela aparece, é chamada de flor-de-natal, pelo mesmo motivo: sua floração lá, acontece no natal. E você, deseja aprender como plantar e cuidar dessa planta florífera? Continue a leitura e descubra como ter sucesso no seu cultivo. Veja abaixo:

Cultivo da flor-de-maio

Essa suculenta pendente, a flor-de-maio, possui ramos que podem chegar até 60 cm de comprimento, além de produzir, no outono, flores de variadas cores e tons. As cores mais comuns são rosa, lilás e vermelho, mas, também é possível encontrá-la na cor branca, amarela e laranja, além dos vários estilos de lindos degradês.

Flor (Reprodução Canva Pro)
Flor (Reprodução Canva Pro)

Propagação da espécie

A propagação dessa espécie ocorre principalmente por estaquia. Mas, há quem produza mudas a partir de sementes da própria planta matriz, polinizando as flores e gerando bagas de sementes. A estaquia é mais efetiva quando feita por ramos com 3 ou mais gemas.

Planta (Reprodução Canva Pro)
Planta (Reprodução Canva Pro)

Plantio e substrato

Segundo Rosana Ferreira, em contribuição para blog Casa e Jardim, no dia 4 de janeiro de 2022, essa flor não deve ser plantada no solo, somente em vaso ou cachepô com furos, para não encostar seus ramos no chão. 

Imagem: Casa e Jardim
Imagem: Casa e Jardim

 

Outra característica dessa epífita, é que ela não gosta de terra! Seu substrato deve ser feito com base de casca de pinus (sem taninos), com carvão vegetal e húmus de minhoca. Nós do Portal Atualizei, checamos e confirmamos que existem também opções de substratos comerciais para orquídeas terrestres com composição similar, aos quais ela se adéqua muito bem.

Muda florida (Reprodução Canva Pro)
Muda florida (Reprodução Canva Pro)

Manejo e tratos 

Acerca da irrigação, a flor não gosta de excessos de água. Assim, duas vezes na semana é uma boa frequência. Todavia, para ter certeza que já é hora de regar novamente, coloque o dedo no substrato e veja se ele está seco. Sua luminosidade ideal é meia sombra, como toda a epífita que cresce sob a copa de árvores. Ademais, essa espécie não exige podas.

Flor-de-maio (Reprodução Canva Pro)
Flor-de-maio (Reprodução Canva Pro)

 

Viu como é fácil plantar e cultivar a flor-de-maio? Cactácea rustica, com beleza singular e manejo simplificado, o que mais querer da natureza? Esperamos que essa seleção de dicas tenha te ajudado! Agora é a sua vez de colocar a mão na terra e cuidar da sua nova plantinha!

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo