Jardim

Aprenda a cultivar a planta ixora no seu jardim; veja aqui o guia completo

Salvador, em 29 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – A ixora é uma planta ornamental resistente, bastante utilizada no paisagismo para decorar fachadas, áreas externas e compor cercas-vivas. Ela é uma florífera oriunda dos países asiáticos, entretanto, ironicamente, é uma planta que não gosta de frio e se desenvolve muito bem em países tropicais. 

As espécies mais conhecidas na jardinagem são: ixora javanica, ixora coccinea, ixora finlaysoniana e ixora chinensis. Suas flores variam em cores e formatos a depender da espécie. Continue a leitura e aprenda as melhores técnicas de cultivo e manejo para a planta ixora. Veja abaixo:

Como cultivar Ixora

A ixora é uma florífera que pode ser plantada em jardins de diferentes portes, inclusive, também pode ser cultivada em vasos. A única regra do seu cultivo é a exposição ao sol, pois ela é uma planta que necessita de luz direta.

Ixora (Reprodução Canva Pro)
Ixora (Reprodução Canva Pro)

Substrato

Conforme contribuição de Bruna Cezario, ao blog Casa e Jardim, o substrato ideal para essa planta deve ser arenoso, porém, rico em matéria orgânica e com um pH mais ácido. Quanto à acidez, adubos com enxofre na composição deixam o solo levemente mais ácido que o normal. Assim, você pode investir nesse tipo de adubação. O Portal Atualizei indica a montagem do substrato na proporção de 1 parte de areia de rio para ½ parte de húmus de minhoca e ½ parte de terra vegetal.

Imagem: Blog Casa e Jardim
Imagem: Blog Casa e Jardim

Plantio

Caso o plantio seja em vaso, não se esqueça de fazer uma camada drenante no fundo, com argila expandida e manta bidin ou pedrinhas e tnt. A camada de drenagem é um passo muito importante para essa espécie, pois a ixora não tolera encharcamentos. Em seguida disponha o substrato e, por último, posicione a muda. Essa muda pode ser adquirida de produtores ou garden centers, ou ser propagada pela estaquia. 

Ixora (Reprodução Canva Pro)
Ixora (Reprodução Canva Pro)

 

Caso o plantio seja no solo, revolva bastante a terra e, se necessário, suplemente com areia e adubo. Quanto à areia, ela pode até ser um pouco de areia de praia para conferir a leve acidez que a planta  tanto gosta.

Manejo e tratos culturais

Nas semanas iniciais, o trato da irrigação deve ser feito com mais frequência. Três vezes por semana pode ser o suficiente, entretanto, quando a planta estiver mais desenvolvida, as regas reduzem para a frequência semanal.

As podas podem ser feitas para manejar o formato desejado da planta. Ademais, a sua iluminação ideal é sob sol pleno e direto. A floração da ixora acontece entre as estações da primavera e do verão.

Ixora (Reprodução Canva Pro)
Ixora (Reprodução Canva Pro)

 

Viu, como é simples e fácil cultivar a ixora na sua casa? É possível também montar composições com duas ou mais cores da mesma planta, sendo possível encontrá-la em vermelho, amarelo, rosa e branco.

Agora que você já leu o nosso material e aprendeu direitinho como plantá-la, é a sua vez de colocar a mão na terra e jardinar.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo