Jardim

Conheça 3 tipos de grama e saiba qual a melhor indicação para o paisagismo do seu jardim

Salvador, 26 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – O gramado é um dos elementos essenciais para um projeto de paisagismo. Além da cobertura e proteção para a superfície do jardim, o acabamento dado pela grama deve conversar com a composição do ambiente. Porém, engana-se quem pensa que todas as vegetações rasteiras são iguais: existem diversos tipos de grama, ideais para cada situação.

Desse modo, antes de escolher quais espécies combinam mais com a proposta que você possui em mente, deve-se observar fatores como espaço, solo, grau de iluminação no local e manutenção, visto que nem todas as opções serão adequadas ao seu projeto. Confira abaixo 3 tipos de grama, seus usos e indicações, cuidados com a vegetação e aprenda a escolher o melhor gramado para o seu jardim.

Tipos de grama (Reprodução Canva)
Tipos de grama (Reprodução Canva)

Tipos de grama para te inspirar

Você deve estar pensando: qual o melhor gramado para se investir? Não existe resposta certa e a escolha vai variar de acordo com as condições disponíveis em seu ambiente. Assim, de maneira geral, segundo Aline Melo em matéria para a revista Casa e Jardim, em 02 de maio de 2021, a espécie que compõe a grama deve ser resistente, bem adaptada ao espaço e estar sempre vistosa.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

Grama-esmeralda

Um dos tipos mais comuns, a grama-esmeralda possui folhas médias e estreitas de crescimento lento, o que reduz a frequência de podas e simplifica a manutenção do gramado. Ademais, o enraizamento da espécie ocorre com facilidade e, por isso, ela é perfeita para solos que sofrem com erosão.

Da mesma forma, a grama é resistente ao pisoteio, sendo ideal para áreas residenciais e com bastante trânsito. Por fim, a espécie é tolerante ao sol, ou seja, se desenvolve melhor em ambientes ensolarados ao invés dos sombreados e não precisa de grandes quantidades de água para se manter. Ou seja, uma ótima opção para regiões de climas quentes.

Grama-esmeralda (Reprodução Canva)Grama-esmeralda (Reprodução Canva)

Grama-amendoim

A grama-amendoim, dentre os tipos de grama, é uma ótima opção se você busca uma espécie diferente para o gramado. A vegetação produz pequenas flores amarelas que dão um toque especial a decoração do jardim durante a primavera e o verão. Assim, ela é muito útil como planta de forração, pois forma uma densa cobertura verde que não precisa de podas frequentes, mesmo possuindo rápido crescimento.

Outrossim, a espécie é versátil e tolera secas, assim como solos encharcados, além de poder ser cultivada tanto à meia-sombra quanto em recebendo exposição direta ao sol. Porém, regiões de climas muito frios não são ideais para a grama-amendoim. Além disso, a vegetação não resiste a pisoteio e deve ser mantida em canteiros ou locais de pouca passagem.

Grama-amendoim (Reprodução Canva)Grama-amendoim (Reprodução Canva)

Grama-são-carlos

Outra alternativa cheia de versatilidade, a grama-são-carlos é perfeita para qualquer jardim. Suas folhas mais largas são lisas e sem pelos, de um tom de verde intenso e brilhante. Apesar do lento crescimento, a vegetação forma gramados densos, perfeitos para áreas abrangentes.

Ademais, a espécie possui rápida recuperação contra danos, sendo uma ótima opção para quem possui pets que usam a área externa. A grama-são-carlos também é resistente ao frio e se adapta bem em locais de sombra, mas, pode ser cultivada em pleno sol.

Grama são-carlos (Reprodução Canva)
Grama-são-carlos (Reprodução Canva)

 

Algumas outras opções são a grama-santo-agostinho, grama-bermudas, grama-preta, grama-batatais e grama-coreana. Para manter o gramado sempre saudável, lembre-se de escolher a vegetação certa, podar regularmente e investir em adubos para fortalecer o solo.

Agora que o site Portal Atualizei te mostrou os melhores tipos de grama para o seu jardim, não deixe de inovar no paisagismo da sua área externa.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo