Jardim

Flores pretas: conheça 4 espécies dessa cor incomum

Salvador, 31 de outubro de 2022, por Janaina Brito – As flores possuem um charme único e são capazes de trazer mais vida para qualquer espaço. Porém, você conhece alguma flor negra? Há quem pense que elas não existem, mas, certas espécies de plantas podem florescer nessa cor atípica. Assim, por que não investir em flores pretas e dar um toque singular ao seu jardim ou decoração?

Ademais, essas plantas peculiares estão relacionadas a significados especiais. O tom sombrio pode enganar, contudo, a verdade é que, como qualquer outra flor, as espécies em questão são lindas e chamam ainda mais atenção por essa característica incomum. Confira abaixo 4 tipos de flores pretas, saiba como cuidar e o que fazer para mantê-las bonitas e saudáveis de forma simples.

Flores pretas (Reprodução Canva)
Flores pretas (Reprodução Canva)

Significado das flores negras

Muitas pessoas costumam associar as flores pretas com sentimentos de tristeza e solidão. Elas ainda podem representar o caos e a anarquia. Entretanto, segundo Bruna Tosi em matéria para o site Viva Decora, em 14 de outubro de 2021, seu significado é mais positivo do que muitos imaginam. A flor negra é símbolo de nobreza e eternidade, e também representa seriedade e amor. Desse modo, é comum para noivas usarem essas espécies em seus buquês, simbolizando a força da união.

Publicação do site vivadecora.com.br sobre o significado das flores pretas - Imagem portal Viva Decora
Publicação do site vivadecora.com.br sobre o significado das flores pretas – Imagem portal Viva Decora

Espécies de flores pretas

Apesar da coloração marcante, as flores negras não são pretas de verdade. O que acontece é que tais espécies possuem um tom muito profundo de vermelho, vinho ou azul, o que aos olhos parece a cor preta. Porém, ainda assim, elas são muito raras, visto que poucas plantas possuem o pigmento certo e em quantidade suficiente para produzir as pétalas escuras características. A seguir, o site Portal Atualizei te mostra 4 plantinhas capazes de fornecer flores pretas.

1. Antúrio negro

O antúrio costuma florescer em tons de vermelho, mas, também pode desenvolver pétalas pretas. Essa espécie possui um cultivo descomplicado e se adapta a diferentes espaços, desde o jardim até o interior de ambientes. Desse modo, como cuidados, mantenha o solo sempre úmido e evite exposição direta à luz solar. A planta gosta de iluminação abundante, mas, com certas atenções.

Antúrio negro (Reprodução Canva)
Antúrio negro (Reprodução Canva)

2. Copo-de-leite preto

Assim como a variedade clássica, que floresce em branco, o copo-de-leite preto possui uma beleza delicada e marcante e faz muito sucesso nos buquês em casamentos. A espécie gosta de sombra, o que a torna perfeita para se manter dentro de casa. Assim, coloque-a no sol em temperaturas mais amenas. Ademais, com os cuidados certos, essa planta pode dar flores o ano todo.

Copo-de-leite preto (Reprodução Canva)
Copo-de-leite preto (Reprodução Canva)

3. Suculenta rosa negra

Como a maioria das suculentas, a rosa negra é muito fácil de cuidar e não demanda grandes manutenções para se desenvolver. Além disso, cresce tanto em jardins quanto em vasos e demanda apenas bastante exposição à luz solar. Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com as regas, já que ela não precisa de muita água para crescer. Outrossim, invista em um espaço amplo durante o cultivo para acelerar o seu desenvolvimento.

Suculenta rosa negra (Reprodução Canva)
Suculenta rosa negra (Reprodução Canva)

4. Orquídea-morcego

Apesar do nome, a orquídea-morcego não é uma espécie de orquídea. Na verdade, essa espécie tem parentesco com o inhame e recebe o apelido porque suas pétalas lembram um morcego. Aposte em solos e substratos com boa drenagem. Ademais, mantenha-a em um local com sombra, de forma que ela receba apenas a luz difusa do sol, em especial, do início da manhã ou final da tarde.

Orquídea-morcego (Reprodução Canva)
Orquídea-morcego (Reprodução Canva)

 

Viu como as flores pretas podem ser tão encantadoras quanto aquelas de cores comuns? E, ainda, possuem cuidados simplificados. Incremente o seu jardim ou decoração com essas lindas espécies agora mesmo!

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo