Jardim

Como plantar camomila no jardim? Confira o passo a passo completo

Salvador, 28 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato –  A camomila, conhecida cientificamente por matricaria recutita, é uma espécie que pertence à família das asteráceas, com origem euroasiática. Planta herbácea, a camomila é extremamente difundida devido às suas propriedades medicinais, aromáticas, ornamentais e cosméticas.

Apresenta caule ereto, folhagens verdes e inflorescências semelhantes às margaridas, porém, com pétalas brancas, que desabrocham durante a primavera e o verão. Mas, você sabe como fazer o plantio dessa espécie em casa para desfrutar de um bom chá?

Desta maneira, de modo a possuir a planta em seu jardim, reunimos para você em nosso artigo, as principais dicas de plantio e cuidado com a camomila. Logo, compartilhe esse conteúdo com os jardineiros de plantão, de modo que possam  obter a espécie, aproveitando, assim, de suas inúmeras propriedades.

Camomila (Imagem Pixabay)
Camomila (Imagem Pixabay)

Camomila: Alemã x Romana

Existem duas variedades mais comuns de camomila que se diferem em alguns aspectos. A camomila alemã (matricaria chamomilla ou matricaria recutita) geralmente chega até um metro de altura e se apresenta de forma mais ereta. Em contrapartida, a romana (chamaemelum nobile ou anthemis nobilis), se adequa mais como rastejante, atingindo apenas 25 cm de altura. Ademais, as inflorescências da alemã geralmente se apresentam em cachos, enquanto das romanas são mais solitárias e terminais.

Clima e iluminação

Devido à sua região de origem, a camomila necessita de um ambiente com clima mais ameno para seu desenvolvimento. Desta maneira, a espécie demanda números abaixo dos 20 °C. Entretanto, possui uma boa resistência e adaptabilidade, assim, podem ser cultivadas em temperaturas mais altas.

Ademais, conforme Bruna Martins, em  28 de fevereiro de 2022, em colaboração com a revista Casa Vogue, a planta precisa ser cultivada em locais com iluminação solar direta. Deste modo, é essencial que a camomila seja exposta entre 4 a 6 horas aos raios solares diariamente. Entretanto, em últimos casos, podem estar em ambientes semissombreados, desde que com alta luminosidade no local.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Plantio da camomila

O modo de plantio da camomila pode mudar de acordo com a variedade de escolha As alemãs demandam o plantio apenas por semeadura. Em contrapartida, a romana, pode ser tanto semeada quanto propagada por divisão. Mas, de maneira geral o solo para o plantio deve ser leve, drenável, rico em conteúdo orgânico. Logo, faça um mix com terra vegetal, vermiculita e húmus de minhoca.

O processo de semeadura, por sua vez, deve ser feito a meio centímetro de profundidade, de modo que as sementes tenham força suficiente ara germinar. Já o espaçamento entre plantas, deve ser de 30 a 45 cm.

Caso opte por conduzir o plantio em vasos ou sementeiras, certifique-se que os recipientes possuem furos na sua base. Além do mais, lembre-se da camada de drenagem, que pode ser feita a partir da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim.

Camomila (Imagem Pixabay)
Camomila (Imagem Pixabay)

Irrigação

A irrigação da camomila deve ser regular, de modo que o substrato esteja sempre úmido, porém, evitando o encharque, uma vez que o excesso de água pode levar ao apodrecimento da planta. Ademais, o Portal Atualizei indica realizar a rega geralmente pela manhã ou ao final da tarde, evitando os picos de calor.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo