Jardim

Saiba como cultivar a flor bonequinha e adicione essa delicada espécie ao seu jardim, veja

Salvador, 13 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Já pensou cultivar a flor bonequinha em casa? A espécie pitoresca é nativa da América do Sul, mais especificamente de uma província da Argentina, sendo um pouco desconhecida aqui no país. Porém, seu formato peculiar e pétalas vibrantes são capazes de trazer mais beleza para qualquer ambiente onde seja encontrada.

De nome científico calceolaria uniflora, a espécie foi descoberta por Charles Darwin durante suas viagens ao continente. Ademais, ela possui porte rasteiro, sendo versátil em espaços mais restritos, além de se adaptar em vasos e canteiros. Assim, com alguns cuidados você pode tê-la em seu jardim! Confira abaixo como cultivar a flor bonequinha e conheça essa plantinha única.

Cultivar a flor bonequinha (Reprodução Canva)
Cultivar a flor bonequinha (Reprodução Canva)

Como cultivar a flor bonequinha

A melhor forma de começar a cultivar a espécie é investindo em sementes, de forma a aproveitar o ciclo completo de desenvolvimento da plantinha. Além disso, durante o plantio das mudas em seu local definitivo, procure adicionar algum tipo de adubo orgânico ao substrato para fortalecer a vegetação e deixá-la nas melhores condições possíveis para florescer.

Iluminação e temperatura

Um dos principais cuidados destinados a essa delicada espécie diz respeito às condições climáticas ideais para a sua manutenção. A flor bonequinha é originária de climas mais frios, muitas vezes montanhosos, e por isso, gosta de regiões de temperaturas mais amenas.

Ademais, quanto ao grau de luminosidade necessário para o seu crescimento, aposte em ambientes com bastante iluminação natural, fator importante para o seu florescimento, porém, evite a exposição direta aos raios solares. A radiação e o calor em excesso costumam prejudicar o seu desenvolvimento.

Regas

As regas também devem ser feitas com cuidado. Segundo a redação da revista Casa Vogue, em 17 de junho de 2021, a espécie não tolera solos encharcados, visto que o excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes, prejudicando sua formação ou até mesmo levando a morte das mudas.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

 

Desse modo, faça o cultivo em solos bem drenados, como os arenosos, e, se você pretende manter a flor bonequinha em pequenos vasos, invista em camadas de escoamento para a água. Além disso, regue apenas quando o solo estiver seco, sempre verificando as condições do substrato.

Ciclo de florescimento da espécie

Apesar do seu inusitado formato de boneca, as flores da plantinha possuem um curto ciclo de florada, mesmo sendo uma espécie perene. Isso significa que, depois de cerca de um ano, a flor bonequinha costuma não florescer mais. Contudo, agora que o site Portal Atualizei te mostrou todos os cuidados que ela precisa para se manter bonita e saudável, não deixe de cultivar sempre uma pequena muda para renovar a sua área verde.

A delicada espécie não cresce muito, parando em cerca de 15cm de altura, mas suas pétalas infladas em tons de amarelo, laranja e vermelho-carmim ainda são capazes de dar um charme único ao jardim. Tais características são um grande atrativo para insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, ou seja, sua área externa estará sempre coberta de vida ao cultivar a flor bonequinha.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo