Jardim

Margarida-africana, guia completo de plantio da espécie florífera

Salvador, 30 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A osteospermum ocklonis, também conhecia popularmente por margarida-africana, ou margarida-do-cabo, é uma flor pertencente à família das asteráceas, com origem na África do Sul. De caráter herbáceo, a planta possui folhas verde-escuras, com capítulos florais, com inúmeras flores pequenas e centrais, com coloração rosa azulada. Em contrapartida, as flores eternas podem ser branca, rosada ou arroxeada que, em conjunto, formam um lindo degradê.

Deste modo, para que você possa apostar na utilização dessa planta exótica e exuberante em seu canteiro, reunimos para você as principais dicas de cultivo da margarida-africana. Logo, continue acompanhando nosso artigo e constate o clima ideal para o cultivo da flor, métodos de propagação, iluminação, irrigação e aplicação de adubos, veja abaixo.

Clima

Para que a planta possa se desenvolver eficaz e prosperamente, o clima do local deve ser condizente com a exigência da planta. Logo, conforme o site Terra, em 09 de novembro de 2022, a planta possui uma melhor adaptação em climas mais amenos. Mas, elas podem tolerar temperaturas noturnas com médias de 4 °C. Apesar de a umidade não ser um problema, é indicado que o local disponha de uma boa circulação de ar.

Reprodução Terra
Reprodução Terra

Propagação da margarida-africana

A margarida-africana pode ser propagada tanto pela utilização de sementes, quanto pela formação de mudas. Portanto, o mais indicado é escolher o método que mais se adéque ao seu modo de cultivo.

Cultivo por sementes

No caso da semeadura, a flor necessita de um ambiente sombreado para sua germinação. Assim, o plantio pode ser efetuado diretamente no local definitivo ou em sementeiras. Para o primeiro caso, certifique-se que o ambiente está livre de torrões e pedriscos e faça a semeadura de 4 a 5 sementes em covas com 0,5 cm de profundidade, de modo que as sementes tenham força suficiente para germinar. Assim, a germinação ocorre entre 4 a 10 dias.

Cultivo por mudas

Para o plantio das mudas, é preferível selecionar as híbridas mais compactas e bem ramificadas. O vaso de escolha para plantio deve conter furos na base e camada de drenagem, conduzida com britas de jardim ou argila expandida. Acrescente um substrato fértil e bem drenável, apostando na mistura de terra vegetal e esterco na proporção de 10%, para melhorar o aporte nutricional do solo.

Margarida-africana (reprodução Pixabay)
Margarida-africana (reprodução Pixabay)

Cuidados

Para garantir um bom desenvolvimento da margarida-africana, faça a rega constantemente, deixando o solo úmido, entretanto, evitando o encharque. Ademais, devem estar dispostas em ambientes ensolarados, recebendo luz solar direta por algumas horas diariamente. Durante o seu crescimento, o Portal Atualizei recomenda montar um cronograma de adubação, com a utilização de conteúdo orgânico ou com a fertilização à base de NPK. Assim, aposte nas proporções mais ricas em fósforo, essencial para a formação de flores, como o NPK  10-14-10 OU 4-14-08.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo