Horta

Como plantar tomate a partir das rodelas do fruto? Não perca

Salvado 8 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – O tomate, também conhecido cientificamente por solanum lycopersicum, é um fruto oriundo do tomateiro, planta pertencente à família das solenáceas. Com sua origem na região americana, a espécie dispõe de um caule herbáceo, de caráter rasteiro e trepador.

Os frutos, por sua vez, são arredondados, achatados ou piriformes, com coloração que pode variar do vermelho, laranja e passando pelo amarelo. E, para obter a espécie de modo fácil em seu canteiro, confira como plantar tomate a partir das rodelas do fruto.

Assim, continue acompanhando o nosso artigo e confira como obter os tomates em casa, de modo simples e eficiente com o guia de como plantar tomate a partir das rodelas do fruto. Logo, não deixe de ver tudo sobre esse plantio inusitado, os principais cuidados com a espécie e a colheita dos tomates.

Clima para o tomateiro

Para um bom desenvolvimento do tomateiro, é preciso, primeiramente, que a região de plantio tenha um clima ameno e fresco. Portanto, a faixa de temperatura ideal para o cultivo dessa hortaliça permeia entre os 20 e 25 °C durante o dia. Em contrapartida, durante a noite, os números decaem um pouco, passando para a faixa de 11 aos 18 °C.

Plantar tomate a partir das rodelas do fruto (reprodução Canva Pro)
Imagem: Reprodução Canva Pro)

Plantar tomate a partir das rodelas do fruto

O primeiro passo para conduzir esse plantio é adquirir um fruto, conforme a variedade de escolha, seja italiano, cereja, holandês, etc. Independentemente, é essencial que o tomate seja preferencialmente orgânico, saudável, disponha de uma casca firme, ausente de doenças e irregularidades.

Após selecionar devidamente o fruto, fatie-o em rodelas grossas, preservando as sementes e reserve-o a fim de, depois, plantar tomate a partir das rodelas do fruto.

Plantar tomate a partir das rodelas do fruto (reprodução Canva Pro)
Plantar tomate a partir das rodelas do fruto (reprodução Canva Pro)

 

O segundo passo, portanto, é preparar o vaso. Esse, por sua vez, deve conter furos em sua base, de modo que haja o escoamento da água resultante da irrigação. Ademais, monte a camada de drenagem ao fundo do recipiente, que pode ser concretizada através da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim, ou, até mesmo cacos de telha.

Além disso, o substrato precisa ser leve e com bom perfil de drenagem. Deste modo, o Portal Atualizei recomenda uma mistura em partes iguais de terra vegetal vermiculita e húmus de minhoca. Assim, acrescente o substrato ao vaso, acomode a rodela de tomate “deitada”, na horizontal, cobrindo com o resto do conteúdo preparado. Por fim, efetue a rega cuidadosamente com o auxílio de um borrifador.

Cuidando do tomateiro

Conforme João Mathias, em 02 de dezembro de 2013, em colaboração com a revista Globo Rural, os tomates devem ser mantidos sob sol pleno. Já a irrigação, deve ser feita regularmente, de modo que o substrato fique sempre úmido, porém sem encharques.

Ademais, faça a adubação do substrato, apostando em conteúdo orgânico, como húmus de minhoca ou casca de ovos triturada. Ainda, durante o crescimento da planta, faça o tutoramento com estacas de madeira, de modo a evitar o tombamento.

Imagem Globo Rural
Imagem: Globo Rural

Colheita

Por fim, após aprender aqui em nossa matéria a plantar tomate a partir das rodelas do fruto, é hora de acompanhar os resultados. Deste modo, a colheita varia entre 90 a 110 dias após o plantio.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo