Jardim

Azaleia: guia simplificado de cultivo da espécie florífera

Salvador, 23 de novembro de 2022, por Mayara Porto. – A rhododendron simsii, também conhecida popularmente por azaleia, é uma espécie pertencente à família das ericáceas, de origem asiática. A espécie arbustiva possui folhas com coloração vede escura e floração em abundância.

Suas flores podem ser tanto simples, quanto dobradas, com uma ampla cartela de cores, em tons como o branco, rosa, vermelho ou até mesmo uma mescla dessas cores. Portanto, a espécie possui um caráter extremamente ornamental, sendo bastante utilizada em projetos paisagísticos.

Deste modo, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo de cultivo e cuidado da azaleia, de modo a possuir a espécie em casa. Logo, continue conosco e confira o clima, solo, iluminação e irrigação adequados à espécie, além da propagação e principais tratos culturais com a planta.

Clima e solo

Para haver um pleno desenvolvimento da espécie asiática, é essencial que o local de escolha tenha um clima correspondente. Essa espécie possui uma boa adaptabilidade tanto em climas frios, quanto em climas mais quentes. Entretanto, conforme Camila Santos, em 10 de maio de 2021, em colaboração com a revista Casa Vogue, embora seja uma espécie versátil, se adapta um pouco melhor em climas mais amenos.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

 

O solo, no que lhe concerne, precisa possuir uma boa drenagem, com boa profundidade e, pH variando entre 4,5 e 6 e com conteúdo orgânico. Assim, ao realizar o plantio em vasos, aposte em um substrato que contenha terra vegetal, areia e uma parte de adubo orgânico, como o húmus de minhoca

Iluminação e irrigação

Ademais, para garantir um bom desenvolvimento da azaleia, é ideal que a planta esteja posicionada em um local estratégico. Assim, elas devem estar sob meia-sombra, uma vez que a exposição excessiva ao sol pode queimar suas estruturas, como folhas e flores.

A rega deve ser regular, deixando o solo úmido, porém sem encharques. Ademais, a irrigação deve ser conduzida preferencialmente pela manhã. E, a frequência da rega também vai variar conforme o clima do local, podendo aumentar ou diminuir, conforme  o aspecto do solo.

Azaleia (Reprodução Canva Pro)
Azaleia (Reprodução Canva Pro)

Propagação

A propagação da azaleia é bastante simples. E, para conduzir esse processo, o Portal Atualizei indica o método de estaquia. Logo, escolha um ramo saudável de uma planta matriz, com cerca de  7 a 10 cm, da ponteira de ramos de textura semi-lenhosa, ou seja, nem tão lenhosos, nem tão herbáceos.

Assim, remova todas as folhas da base, deixando entre 4 a 5 na região do ponteiro. Antes de realizar o plantio, estimule o enraizamento fazendo a aplicação de produtos estimuladores ou deixando em água por alguns dias.

Azaleia (Reprodução Canva Pro)
Azaleia (Reprodução Canva Pro)

Tratos culturais e Manejos 

Para garantir um pleno desenvolvimento e floração, alguns tratos culturais devem ser aplicados à planta. Assim, para além da limpeza, a poda é essencial para estimular a floração de novos brotos e renovação da folhagem da azaleia.

Ademais, para estimular a floração da azaleia, deve-se haver a aplicação de adubos, como torta de mamona, esterco curtido, ou NPK. Desta forma, faça a aplicação do conteúdo ao redor do vaso, incorporando-o ao solo.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo