Jardim

Orquídea vanda: os principais segredos para um bom desenvolvimento da espécie

Salvador,  03 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato-A orquídea vanda sp é uma linda planta que pertence à grande família das orquidáceas. Oriunda da região asiática, a espécie possui uma beleza única, apreciada para a decoração de ambientes internos e externos.

Epífitas, essas orquídeas produzem flores achatadas, que se apresentas em diversas colorações, podendo passar desde o amarelo, chegando ao rosa ou, até mesmo o marrom. Ademais, são conhecidas por não se fixarem ao substrato, deixando as suas raízes livres; perfeitas, portanto, para decorar jardins suspensos.

Portanto, de modo a utilizar a orquídea vanda em sua decoração, formando um lindo projeto paisagístico em seu jardim, confira o guia completo de cuidados com a orquidácea. Logo, continue acompanhando nosso artigo e confira o passo a passo completo de cultivo da espécie, de modo a trazer beleza e delicadeza para o seu canteiro de plantas.

Ambiente ideal

Para que a orquídea vanda desempenhe como esperado, é preciso que o ambiente esteja adequado para o seu crescimento. Assim como as demais orquídeas, a vanda demanda iluminação para a sua sobrevivência, entretanto, sem contato pleno e direto do sol. Portanto, essas epífitas precisam estar em locais com iluminação indireta ou filtrada, em ambientes de meia sombra.

Mas, caso opte por expô-las ao sol em algum momento do dia, opte pelas primeiras horas da manhã, período esse com um sol mais brando. Ademais, a vanda possui uma boa adaptabilidade quanto à temperatura, tolerando valores desde os 12 até os 40 °C. Mas, atenção! Essa orquídea não tolera valores mais baixos que o recomendado, uma vez que podem ocasionar a dormência da planta.

Orquídea vanda (reprodução Canva Pro)
Orquídea vanda (reprodução Canva Pro)

Acomodação da orquídea vanda

Curiosamente, a vanda é conhecida por não necessitar de nenhum substrato para servir como base para seu desenvolvimento. Por esse motivo, os jardineiros conduzem o cultivo de forma invertida, ou seja, penduradas mantendo suas raízes livres, com auxílio de barbantes ou fios de nylon. Assim, a orquídea vanda orquestra uma linda decoração de jardim suspenso, deixando o ambiente com uma decoração tropical.

Mas, conforme Yara Guerra e Alex Alcântara, em colaboração com o Casa e Jardim, em 25 de novembro de 2020, a orquídea vanda podem ser cultivada em vasos, desde que não haja substrato. Nessa situação, portanto, o vaso atua apenas como suporte.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

 

Irrigação

Apesar de não exigir substrato, a orquídea precisa de uma irrigação regular para a sua sobrevivência. Grandes apreciadoras da umidade, as vandas solicitam bastante água. Logo, o Portal Atualizei indica frequentemente colocá-las embaixo da torneira, pendurando-as novamente após o processo, para  escoamento da água.

É essencial promover a drenagem da água, pois, não toleram o encharque. Ainda, também é ideal borrifar água em suas estruturas cerca de 3 vezes ao dia, sobretudo, nos dias mais quentes.

Orquídea vanda (reprodução Canva Pro)
Orquídea vanda (reprodução Canva Pro)

Ventilação

Por fim, outra dica de ouro para um bom desenvolvimento da orquídea vanda é mantê-la em ambientes bem ventilados. Locais arejados, por sua vez, ajudam a manter a saúde da orquídea, evitando o aparecimento de fungos e doenças. Porém, é essencial protegê-la de fortes rajadas de ventos, uma vez que são plantas com um significativo grau de sensibilidade.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo