Jardim

5 plantas fáceis de cuidar para quem quase não fica em casa; confira

Salvador, em 10 de novembro de 2022, por Mayara Porto. – A jardinagem é um passatempo muito comum atualmente, tendo em vista seus benefícios desestressantes e ansiolíticos, ela aparenta ter realmente um futuro promissor. Quem é que não precisa de contato com a natureza para tirar a mente de todos os problemas? Colocar a mão na terra, plantar, regar e ter a mente centralizada. Descubra aqui quais são as plantas fáceis de cuidar para começar, mesmo tendo pouco tempo disponível! 

Entretanto, nem todo mundo tem tempo para manejar plantas várias vezes ao dia, pois, só chega em casa à noite para dormir. Então, será que existem plantas para essas pessoas? Plantas fáceis de cuidar para quem quase não fica em casa? Veja abaixo a nossa seleção de plantas que se encaixam nessa categoria.

1. Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge, planta pertencente ao gênero Sansevieria, famosa por afastar mau-olhado e energias negativas, é uma das melhores plantas para pessoas com pouco tempo ou são esquecidas. Segundo matéria da Casa Abril, em 22 de março de 2022, sua resistência à falta de cuidados é graças às suas folhas semi-suculentas e rizomas que armazenam água. Contudo, essa planta pode ser regada quinzenalmente e se adapta a qualquer luminosidade.

Imagem: Casa Abril
Imagem: Casa Abril

2. Cactos

Nativos de regiões desérticas, os cactos desenvolveram uma habilidade fantástica de armazenamento de água para tolerarem longos períodos de seca. Desse modo, essa característica os torna plantas de fácil cultivo, pois não lhe obriga a seguir um cronograma de cuidados rigoroso. Nós, do Portal Atualizei, recomendamos que sejam regados semanalmente, caso estejam em ambiente externo e quinzenalmente, caso estejam dentro de casa.

 

Cactos (Reprodução Canva Pro)
Cactos (Reprodução Canva Pro)

3. Babosa

A babosa, de nome cientifico Aloe vera, é uma suculenta tropical que necessita de poucos manejos e é muito fácil de cultivar. Ela prefere ser cultivada em áreas externas, mas, também se desenvolve em ambientes internos com acesso à luz solar, por exemplo: próximo a uma janela. Suas regas podem ser pouco frequentes, semanalmente deve bastar; isso irá depender do local de cultivo.

 

Babosa (Reprodução Canva Pro)
Babosa (Reprodução Canva Pro)

4. Zamioculca

A Zamioculca é uma planta conhecida pela sua folhagem ornamental com tons verdes reluzentes e manejo simples, devido à sua ótima adaptabilidade a várias condições.  Ela tolera facilmente pouca luz e sua necessidade de água é baixa. No inverno, basta regá-la 1 vez ao mês e semanal ou quinzenalmente no verão. Entretanto, a zamioculca se trata de uma espécie tóxica, portanto, é necessário ter cuidado com a proximidade de crianças e pets.

 

Zamioculca (Reprodução Canva Pro)
Zamioculca (Reprodução Canva Pro)

5. Rosa do Deserto

A Rosa-do-deserto, de nome científico Adenium obesum, é uma espécie de planta nativa das proximidades do deserto do Saara. Como todas as plantas nativas de regiões com o clima seco, as rosas-do-deserto precisam de água, mas, em pouca quantidade e sem exagero, o que torna-as plantas fáceis de cuidar. Ademais, sua rega deve ser feita uma vez por semana no verão e quinzenalmente no inverno.

 

Rosa-do-deserto (Reprodução Canva Pro)
Rosa-do-deserto (Reprodução Canva Pro)
Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo