Jardim

3 práticas no cultivo da jiboia que podem estar matando sua planta

Salvador, em 28 de dezembro, por Mayara Porto. – Conhecida cientificamente por epipremnum pinnatum, a famosa planta jiboia é uma planta ornamental pendente de beleza singular, muito utilizada para a decoração de interiores. Trazida para o Brasil das ilhas Salomão e da Oceania, a espécie se adaptou muito bem ao nosso clima tropical e úmido.

Essa trepadeira é composta por folhas brilhantes e levemente manchadas, com formato de cordiforme, similar a um coração. Entretanto, existem práticas durante o cultivo da jiboia que podem estar prejudicando a saúde da sua plantinha, embora sejam resistentes. Portanto, continue a leitura da matéria e confira as 3 principais práticas que podem estar matando a sua jiboia, além das melhores soluções para corrigi-las. Veja abaixo:

Irrigação inadequada

Uma das principais práticas no cultivo da jiboia, associadas ao amarelamento e adoecimento, está no excesso de irrigação. Portanto, água em abundância pode prejudicar as estruturas da planta e, até mesmo, matá-las, uma vez que não são espécies exigentes com água. Logo, pesar a mão durante a regadura compromete demasiadamente a saúde dessa plantinha.

Jiboia (Reprodução Canva Pro)
Jiboia (Reprodução Canva Pro)

 

Desse modo, conforme Lígia Nogueira, em 29 de setembro de 2020, em colaboração com a revisa Casa Vogue, o ponto-chave é regar apenas quando o substrato se demonstrar seco. Assim, geralmente a rega ocorre duas vezes na semana, podendo, até mesmo, diminuir a frequência caso o solo ainda se demonstre úmido.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

Ambiente inadequado para o cultivo da jiboia

Além disso, posicionar o vaso da sua jiboia em um local inadequado para o seu desenvolvimento também gera comprometimentos na sua da planta. Extremamente sensíveis à iluminação solar plena e direta, essa exposição constante ocasiona o aparecimento de manchas marrons nas folhas e no caule, deixando a trepadeira com um aspecto murcho.

Jiboia (Reprodução Canva Pro)
Jiboia (Reprodução Canva Pro)

 

Logo, a principal dica é escolher um local em que haja iluminação indireta do sol, embora, com alta luminosidade. Ou seja, escolha locais próximo às janelas, evitando que os raios solares incidam diretamente na planta. Porém, não confunda com a ausência de luz, uma vez que o extremo oposto, ou seja, locais escuros e sem circulação de ar estagnam o crescimento durante o cultivo da jiboia.

Ausência de adubação

Embora a trepadeira seja resistente e exija baixa manutenção, se engana quem pensa que a jiboia não precisa de adubação. Assim, fechando a lista de erros no cultivo da jiboia, a ausência de adubação e um solo pobre também podem ser danoso àespécie. Como qualquer outra planta, a adubação é essencial para fazer a manutenção de aporte nutricional do solo, proporcionando uma maior força para um crescimento otimizado.

Jiboia (Reprodução Canva Pro)
Jiboia (Reprodução Canva Pro)

 

A adubação pode ser feita tanto de forma orgânica ou inorgânica (fertilização química). No primeiro método, o Portal Atualizei recomenda apostar na encorporação de esterco bovino curtido, além de húmus de minhoca e farinha de ossos. Em contrapartida, a adubação química ocorre a partir da aplicação de micronutrientes, como o famoso NPK. E, no caso de plantas folhosas como a jiboia, aplique maiores concentrações de nitrogênio.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo