Jardim

Saiba como podar as plantas de forma eficiente e segura para cada espécie, veja

Salvador, 27 de novembro de 2022, por Janaina Brito – Inúmeras espécies vegetais demandam uma gama de cuidados contínuos para se manter bonitas e saudáveis. Nesse viés, podar as plantas configura uma das etapas essenciais para estimular o desenvolvimento adequado delas. Contudo, é comum ver esse passo sendo ignorado ou feito de forma errada, de acordo com a espécie.

As podas possuem diversos objetivos, entre eles, limitar o crescimento ou o porte da vegetação, mas, também pode promover a floração ou frutificação. Além disso, a maneira como as aparas são feitas se difere dependendo da espécie, ou seja, cada uma delas se beneficia de um jeito diferente. Confira abaixo como podar as plantas de forma simples e ideal para as múltiplas variedades vegetais.

Podar as plantas (Reprodução Canva)
Podar as plantas (Reprodução Canva)

Por que é importante podar as plantas?

Se você ainda não acredita no poder das podas, faça o teste e veja a diferença que essa etapa pode fazer na saúde das suas plantas. Galhos secos, quebrados ou doentes, assim como folhas e flores murchas, retiram a força vital das espécies vegetais.

Afinal, essas estruturas não desempenham mais nenhuma função para a plantinha, porém, elas continuam recebendo nutrientes, o que não é proveitoso para a vegetação. Logo, o melhor a se fazer é remover tais partes inúteis.

Outrossim, os ramos desajustados ainda bloqueiam a chegada dos raios solares ao interior da copa das plantas. Segundo Stéphanie Durante em matéria para a revista Casa e Jardim, em 07 de fevereiro de 2017, esse processo afeta a produção de flores e frutos e também torna o ambiente propício para a proliferação de patógenos, como fungos, que gostam de locais com pouca ventilação e causam doenças.

Publicação do site revistacasaejardim.globo.com sobre a importância de podar as plantas - Imagem revista Casa e Jardim
Publicação do site revistacasaejardim.globo.com sobre a importância de podar as plantas – Imagem revista Casa e Jardim

Dicas para podar de forma eficiente

O primeiro passo para fazer uma poda segura é escolher os materiais adequados. Invista em instrumentos específicos para essa atividade, como tesouras de poda. Ademais, uma dica importante é esterilizar o objeto em uma chama e proceder com o corte depois que ele esfriar.

Cortou a planta? Aplique canela na abertura! Cicatrizante natural, a canela protege o local exposto e evita a entrada de micro-organismos causadores de doença. Você também pode utilizar extrato de própolis para o mesmo fim.

Podas de acordo com cada espécie

As podam podem ser feitas de diversas formas. A mais comum para as diversas plantas é o corte acima de uma gema, onde o novo ramo vai surgir. Lembre-se que você também pode retirar folhas e flores desgastadas. Outrossim, é possível retirar o galho inteiro, aparando rente ao caule ou ramo maior, como nos casos de galho-ladrão.

O galho-ladrão cresce de forma mais acentuada que os demais e “suga” a vida da vegetação. Por isso, deve ser removido o quanto antes. A seguir, o site Portal Atualizei te mostra como realizar as podas em espécies específicas.

Roseiras

As podas são fundamentais para a quantidade e qualidade de produção das rosas. Desse modo, corte os ramos sem medo, especialmente, durante o inverno, para que quando a época de floração chegar, a roseira esteja forte e vigorosa. Os cortes estimulam o aparecimento de brotos e geram mais flores.

Podar as plantas (Reprodução Canva)
Podar as plantas (Reprodução Canva)

Árvores

Para as árvores, existem diferentes tipos de poda. As podas de formação induzem o crescimento da espécie de certa forma, enquanto que as podas de contenção ajustam a vegetação ao local e as de limpeza são responsáveis pela remoção de estruturas desajustadas, aumentando a ventilação da planta. Seja como for, corte os ramos junto ao caule, evitando lascas, para não prejudicar a cicatrização.

Já as espécies frutíferas devem ser podadas antes da primavera, no geral, período que começa a produção de frutos. Os cortes aumentam a produtividade, entretanto, evite podar durante o período de floração, quando a planta está em maior atividade.

Viu como é simples podar as plantas? Esse passo fundamental pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das suas espécies. Assim, você verá suas plantas crescendo mais fortes e saudáveis se acrescentar as podas à sua rotina de cuidados. Comece agora!

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo