Jardim

Lavanda em vasos: confira o guia completo de cultivo da planta aromática 

Salvador, 4 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A lavanda, também conhecida cientificamente por Lavandula sp, é uma espécie pertencente à família das lamiáceas. Com origem na África, Ásia, Europa e Mediterrâneo, a espécie apresenta folhas opostas, extremamente aromáticas, de onde é extraída o seu valioso óleo essencial.

As flores, por sua vez, são azuis ou roxas, que se unem formando uma espécie de espiga e, igualmente a suas folhas, também são perfumadas. Portanto, para cultivar a lavanda em vasos, e possuí-las na decoração do ambiente interno, é extremamente simples.  

Assim, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo do plantio da lavanda em vasos, trazendo ornamentação e perfume para o ambiente. Logo, continue conosco e confira como realizar o plantio da espécie em vasos, os cuidados essenciais e a forma de propagação da espécie. Veja abaixo. 

Plantar lavanda em vasos 

O primeiro passo para realizar o plantio da lavanda em vasos, é escolher um recipiente com furos na base, de modo que haja o escoamento da água da irrigação. Ademais, recomenda-se que o vaso de escolha também possua entre 30 a 40 cm de diâmetro. Assim, monte a camada de drenagem a partir da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim. Ademais, você também pode acrescentar uma manta geotêxtil posteriormente à camada de drenagem, evitando a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do vaso. 

O substrato de plantio deve ser leve, com bom perfil de drenagem e com pH mais alcalino, entre 6,5 e 7,5. Assim, realize uma mistura utilizando duas partes de terra vegetal, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de casca de ovo triturada ou farinha de osso.

Logo, adicione o conteúdo preparado dentro do vaso, deixando um recuo da borda e adicione a muda da planta centralizada ao vaso, finalizando com a rega. Ainda, você pode montar uma camada de cobertura utilizando pedras seixo que, além de decorar o vaso, também ajuda a manter a umidade. 

Lavanda em vasos (reprodução Canva Pro)
Lavanda em vasos (reprodução Canva Pro)

Cuidados com a planta 

Após realizar o cultivo da planta, é essencial manter uma rotina de cuidados para que haja o pleno desenvolvimento da espécie. Assim, conforme o site wikiHow as lavandas são adeptas à iluminação direta do sol. Portanto, mantenha o vaso de planta em contato com o sol cerca de 6 a 8 horas diariamente.

A irrigação, por sua vez, deve ser regular, regando o substrato quando se apresentar seco, mas, o suficiente para que a planta receba a umidade necessária. Em regiões de invernos mais rigorosos, o vaso da lavanda deve ser protegido durante o inverno, pois, são sensíveis às baixas temperaturas. Além disso, a poda de limpeza deve ser realizada durante o verão. 

Imagem Wiki How
Imagem wikiHow

Propagação da lavanda 

Existem algumas formas de propagação para quem deseja plantar a lavanda em vasos. Assim, o Portal Atualizei indica o método de estaquia, que consiste em cortar alguns ramos fortes da planta. Desta maneira, corte-os com cerca de 10 cm de comprimento, removendo as folhagens da parte mais inferior, deixando o ramo exposto para ser enterrado ao solo. Para o plantio, por sua vez, siga as orientações de preparo de vaso e substrato já citados no artigo. 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo