Jardim

Guia completo de plantio e cuidados com a hortênsia, veja agora 

Salvador, 8 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato –   A Hydrangea macrophylla, conhecida popularmente por hortênsia, é uma planta arbustiva, pertencente à família hydangeaceae, com origem na região asiática. De caráter extremamente ornamental, a espécie produz suas flores em forma de buquês, que podem se apresentar nas colorações azul, lilás, rosa, vermelha ou branca, de acordo com o pH do solo. Assim, solos mais ácidos geram flores mais azuladas, enquanto solos mais alcalinos produzem flores mais rosadas. As folhagens das hortênsias são verde-claras, coriáceas e com recortes. 

Portanto, de modo a utilizar a hortênsia no seu projeto paisagístico, confira agora como realizar o plantio da espécie em vasos. Ademais, continue conosco e confira a iluminação e irrigação ideais para a espécie, preparo do solo, adubação, o passo a passo do plantio em vasos, além de outros tratos culturais indispensáveis.   

Iluminação e irrigação 

Para haver um bom desenvolvimento das hortênsias, é essencial que a plantar receba iluminação solar direta. Entretanto, é preciso evitar os picos de calor, assim, deixe-as expostas apenas durante as primeiras horas da manhã ou recebendo sombra parcial pela tarde. 

A rega, por sua vez, deve ser frequente, uma vez que as hortênsias apreciam solos úmidos. Assim, você pode efetuá-la diariamente, mantendo o substrato úmido, porém, sem encharques. Entretanto, para que a água possa escoar devidamente, é essencial ter um bom preparo do solo e do vaso. 

Solo e adubação 

Apesar da hortênsia aceitar diversos tipos de solos, de maneira geral, elas necessitam de um bom aporte nutricional, com solos férteis, com bom perfil de drenagem. Assim, para atender essa máxima, realize um mix com uma parte de terra vegetal, uma parte de vermiculita e uma parte de algum adubo de sua preferência, como húmus ou esterco bovino curtido. 

 Entretanto, é válido lembrar que o pH altera a cor da planta, logo, adubos mais ácidos como fertilizantes à base de sulfato de ferro deixam as hortênsias mais azuladas. Em contrapartida, os mais alcalinos, como farinha de ossos e os demais calcários, as deixam mais róseas.  

Hortênsia (reprodução Canva Pro)
Hortênsia (reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos 

Para realizar o plantio das hortênsias em vasos, é indispensável escolher um recipiente com furos na base, pois esses permitem que a água da irrigação possa escoar devidamente. Ademais, conforme Camila Santos, em 03 de fevereiro de 2021, em colaboração com a revista Casa Vogue, a camada de drenagem deve ser montada ao fundo do vaso.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

 

Logo, você pode apostar na utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim, por exemplo. Em seguida, acima dessa camada, adicione um pedaço de manta bidim, evitando a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do vaso. Após preparar o vaso, adicione o substrato, deixando um recuo da borda. Assim, acomode a muda da hortênsia centralizada no vaso, finalizando com a regadura. 

Propagação 

A propagação da hortênsia é conduzida através do método de estaquia, ou seja, extração de estacas da planta-mãe. Desta maneira remova brotações laterais da planta, com cerca de 8 cm de comprimento, preservando de 4 a 6 folhas por cada estaca. No caso da utilização de partes mais lenhosas da hortênsia, o Portal Atualizei indica a utilização de ramos que possuam pelo meno duas gemas.  

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo