Jardim

Flor-de-cera: guia completo de cuidados com a flor exuberante

Salvador, 6 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A hoya carnosa, conhecida vulgarmente por flor-de-cera, flor-de-porcelana ou cerinha, é pertencente à família das apocináceas. Categorizada como trepadeira, a flor-de-cera é oriunda da Ásia, Austrália e Oceania, possui textura semi-herbácea e ramagem pouco ramificada.

As inflorescências, por sua vez, são do tipo umbela, com pequenos buquês carregados de flores cerosas, de coloração rosada à esbranquiçada, em formato de estrela e perfume delicado, que desabrocham na primavera.

Portanto, de modo a possuir a espécie exuberante e exótica no jardim, é preciso conhecer todos os cuidados essenciais para manter a flor-de-cera. Desta maneira, continue conosco em nosso artigo e confira o ambiente mais adequado para a espécie florífera, como preparar o vaso para plantio ou replantio, preparo do substrato e adubação e irrigação da flor-de-cera.

Flor-de-cera (reprodução Canva Pro)
Flor-de-cera (reprodução Canva Pro)

Flor-de-cera: Ambiente adequado para o plantio

Para haver um bom desenvolvimento da flor-de-cera em seu jardim, é preciso criar um ambiente adequado para essa espécie. Para evitar o ressecamento de suas estruturas, é preciso evitar a luz solar direta. Logo, prefira dispor a planta em ambiente de meia sombra ou que recebam iluminação indireta por pelo menos 6 horas de luz solar.

Ademais, o clima do local também deve concordar com as exigências da planta. Portanto, é preciso mantê-las em temperatura acima dos 10 °C, pois, não toleram o frio. Assim, a faixa de temperatura ideal para a flor-de-cera está entre os 16 e 27 °C. Ainda, a florífera também exige ambientes com alta umidade, portanto, é preciso se atentar também a esse fator para garantir o seu crescimento saudável.

Flor-de-cera (reprodução Canva Pro)
Flor-de-cera (reprodução Canva Pro)

Preparo do vaso

Para fazer o plantio ou replantio da flor-de-cera, é preciso preparar adequadamente o vaso da planta. O recipiente de escolha precisa conter perfurações em sua base e dispor da camada de drenagem, que permite o maior escoamento da água, que pode ser conduzida a partir de argila expandida ou pequenas britas de jardim. Além disso, é preciso também conter a passagem dos pedriscos e substrato para o fundo do recipiente, adicionando um pedaço de manta geotêxtil (bidim).

Preparo do substrato

Ademais, conforme o site Wiki How, o substrato de plantio deve ser altamente drenável, uma vez que a flor-de-cera é sensível ao excesso de água em suas raízes. Desta maneira, o solo deve ser leve, pouco denso, com bom perfil de drenagem e com conteúdo orgânico. De forma geral, os substratos voltados para orquídeas e suculentas se adéquam bem para a flor-de-cera. Entretanto, caso deseje preparar o seu próprio substrato, faça um mix contento terra vegetal, húmus de minhoca, vermiculita e turfa.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Adubação e irrigação

Ainda, para que a espécie se desenvolva bem, é preciso apostar em uma boa rotina de adubação. Desta maneira, durante os meses mais quentes, aposte na aplicação de fertilizantes ricos em nitrogênio, uma ou duas vezes ao mês. E, quando a flor-de-cera estiver madura, o Portal Atualizei recomenda transicionar para fertilizantes à base de fósforo, para estimular a floração, como o NPK 4-14-08.

Por fim, a irrigação precisa ser controlada irrigando a planta apenas quando o substrato se apresentar seco. Geralmente durante a primavera e o verão a irrigação é feita entre a  vezes a semana, já no outono e inverno essa frequência diminui, entre 15 a 15 dias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo