Horta

Cultivo simplificado de pimenta malagueta na horta; aprenda já

Salvador, em 27 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – A popular pimenta-malagueta, de nome científico capsicum frutescens, é um dos cinco temperos mais utilizados do mundo e uma das espécies mais consumidas no Brasil. O fruto dessa pimenteira possui uma beleza singular com sua cor vermelho intenso e seu formato fino e comprido. Quanto ao seu gosto, é intenso e muito ardente.

Visto que, a capsicum frutescens é uma planta que produz melhor em clima tropical. Logo, o Brasil é o lugar certo para isso, principalmente se você morar nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. E, você? Deseja ter esse tempero popular plantado na sua horta doméstica?  Continue a leitura e aprenda conosco como cultivar a pimenta-malagueta sem complicações. Veja abaixo.

Como cultivar pimenta-malagueta

No cultivo de pimenteiras existe uma regra que não se deve ignorar: elas amam o calor. A pimenta consegue se desenvolver idealmente em temperaturas entre 20º C e 35º C. Caso você more em lugar frio, o Portal Atualizei aconselha que realize o plantio de pimenta na estação do verão, para garantir a germinação e um bom desenvolvimento inicial.

Semente de pimenta (Reprodução Canva Pro)
Sementes de pimenta (Reprodução Canva Pro)

Propagação

Para propagar a pimenteira malagueta, utiliza-se a via seminal ou a estaquia. Na via seminal, você deve conseguir uma pimenta exemplar saudável para ser feita a retirada das sementes. Após retirar as sementes, você deve deixá-las hidratando por 24 horas em um copo com água. Passado esse tempo,  da água e coloque-as sobre um papel tolha por umas 3 horas. É importante que elas estejam bem sequinhas antes da semeadura.

Substrato e semeadura

Conforme matéria do blog Petz, publicada em 16 de novembro de 2022, a pimenta-malagueta aprecia solos mais ácidos, ricos e férteis. Para garantir isso, o Portal Atualizei indica um substrato composto por terra vegetal e esterco. 

Imagem: Blog Petz
Imagem: Blog Petz

 

Ademais, caso o plantio seja em vasos, não se esqueça de fazer uma camada drenante no recipiente, que servirá para evitar o apodrecimento da raiz e o acúmulo de fungos patogênicos à planta. Essa camada pode ser feita com argila expandida, ou improvisada com cacos de telha ou britas. 

As mudas de pimenta são plantas bem delicadas. Por isso, faça o plantio indireto. Assim, primeiro semeie e, depois que as mudas estiverem com mais de 15 cm, você poderá transplantá-las para o local definitivo. 

Pimenta-malagueta (Reprodução Canva Pro)
Pimenta-malagueta (Reprodução Canva Pro)

Manejo e colheita

Devido ao seu apreço pelo calor, essa planta deve ser regada constantemente. Para garantir que realmente seja necessário, insira o dedo ou um palito de dentes no solo, se ainda estiver úmido, pule essa rega. Além disso, o trato da poda só deve ser feito após a colheita.

Pimentas (Reprodução Canva Pro)
Pimentas (Reprodução Canva Pro)

 

Acerca da colheita da pimenta-malagueta, ela geralmente acontece 50 dias após a floração da planta. Além disso, é preciso ter cuidado ao manejá-las na colheita para não haver danificação, nem nos frutos, nem na planta.

Agora que você já viu que é fácil e aprendeu as melhores técnicas conosco, é a sua vez de pôr a mão na terra e começar o seu próprio cultivo de pimenta-malagueta em casa. Vamos lá?

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo