Horta

4 melhores variedades de tempero verde para cultivar na horta

Salvador, 7 de dezembro de 2022, por Mayara Porto. – Plantar uma horta doméstica de temperos é uma forma saudável e terapêutica de se alimentar e praticar um passatempo em contato a natureza. Uma horta de temperinhos sempre disponíveis, certamente vai mudar o seu desempenho na culinária, além de deixar a sua hortinha belíssima.

Você sonha em ter uma horta doméstica de temperos, mas não sabe quais plantar ou como cuidar? Selecionamos os 4 temperos mais fáceis de cultivar para plantar na sua horta doméstica. Todas as espécies de ervas selecionadas crescem muito bem tanto no chão quanto em vasos. Continue a leitura para aprender mais! Veja abaixo:

Temperos frescos na horta doméstica

Segundo matéria do site RG UOL, em 31 de julho de 2020, o primeiro passo é encontrar o lugar para a sua horta, pois precisa ser uma área que bata sol, além de comprar os materiais necessários para começar. Tais materiais podem ser improvisados ou comprados prontos – uma bandeja de sementeira, por exemplo, pode ser substituída por uma placa de ovos. Ademais, será necessário substrato, regador, sementes e adubo orgânico. Use a criatividade e vamos começar!

Imagem: RG UOL
Imagem: RG UOL

Coentro

Um dos temperos mais polêmicos do mundo culinário! Ou você o ama, ou você odeia o coentro, meio-termo não existe. O cultivo dessa erva é bem simples: Ele gosta de luminosidade direta e umidade no substrato. Quanto mais sol disponível, mais intensas serão a cor e o sabor da erva. Sua temperatura ideal de cultivo está na faixa dos 25°C a 28°C.

Coentro (Reprodução Canva Pro)
Coentro (Reprodução Canva Pro)

Hortelã

Esta é uma espécie bem versátil e é muito utilizada na composição de drinks, além de ser uma erva clássica na culinária mundial. Ela precisa de sol e rega constante, além de um solo bem rico em nutrientes.

Todavia, é necessário saber que o cultivo da hortelã ocupa bastante espaço, por isso, nós do Portal Atualizei recomendamos o plantio dessa erva em um vaso ou canteiro separado de outras plantas. Visto que o seu crescimento pode afetar e impedir o desenvolvimento de outras plantas.

Hortelã (Reprodução Canva Pro)
Hortelã (Reprodução Canva Pro)

Erva alecrim

Erva de origem mediterrânea bastante versátil, que vai trazer um visual maravilhoso para a sua hortinha domestica. O cultivo do alecrim é bem simples. Essa erva precisa de pouca água e de um solo drenável. Ao contrário dos outros temperos, recomenda-se a mistura de areia ao substrato para deixá-lo mais drenante.

Alecrim (Reprodução Canva Pro)
Alecrim (Reprodução Canva Pro)

Manjericão

Erva aromática clássica da culinária italiana, o manjericão gosta de luz solar direta e calor. Sua luminosidade ideal é de 4 a 6 horas de sol por dia para manter suas folhas verdes e saudáveis. Seu solo ideal é rico em matéria orgânica, drenado e úmido. Então, ao montar o substrato, utilize terra vegetal, areia e húmus de minhoca e o tempero manjericão irá adorar.

Manjericão (Reprodução Canva Pro)
Manjericão (Reprodução Canva Pro)

Viu, como é fácil começar uma horta doméstica? Esses quatro temperinhos apresentam um manejo super facilitado para você que é um horticultor iniciante e amador. Agora que você já aprendeu, é a sua vez de por a mão na terra, vamos lá!

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo