Jardim

Aprenda a cuidar da sua planta carnívora e a deixe feliz da vida

São Paulo, 10 de dezembro de 2022, por Leticia Shinzato Paes – As plantas carnívoras, diferentemente do que muitos pensam, não exigem uma alta manutenção. De modo que, para o seu cultivo, serão necessários apenas alguns pontos de atenção.

Se você quer ficar por dentro de todas as informações sobre as plantas carnívoras, não perca mais tempo e venha conferir este artigo até o final. Com toda a certeza, você se surpreenderá com essas espécies exóticas e mais do que impressionantes.

Plantas carnívoras: espécies, cuidados e muito mais

Atualmente, existem milhares de espécies de plantas que são consideradas carnívoras ao redor do mundo inteiro. Conforme explicado pela redação da Abril, no dia 21 de novembro de 2022, essas plantinhas se alimentam de insetos e, até mesmo, de alguns pequenos animais como os sapos.

Reportagem sobre plantas carnívoras (Foto: Reprodução portal Abril)
Reportagem sobre plantas carnívoras (Foto: Reprodução portal Abril)

 

Seu mecanismo de nutrição, na maioria dos casos, é realizado diante das suas cores chamativas e das suas enzimas digestivas. Além disso, essas plantinhas contam com um substrato que mantém os insetos presos. Fantástico, não é mesmo?

Abaixo, você poderá encontrar mais informações sobre os cuidados referente ao cultivo e o plantio dessas espécies. Afinal, elas também podem ser cultivadas em sua casa ou apartamento.

Se atente ao solo

Diante da sua origem, as plantas carnívoras não são exigentes quanto ao solo. De modo que não é necessário investir em um produto cheio de nutrientes e com qualidades mais do que específicas.

Desse modo, se possível, aposte em solos que são considerados turfas. Estas, devem ser consideradas turfas com baixo teor nutritivo conforme explicado anteriormente, combinado?

Plantas carnívoras requerem grande quantidade de água

É importante ter em mente que as plantinhas carnívoras exigem, sim, uma grande quantidade de água. Desse modo, elas podem lidar muito bem com o “alagamento” em seu solo.

Dentro desse contexto, não deixe de regar a sua plantinha diversas vezes na semana. Além disso, seja muito generoso nessa rega. Lembre-se também que a água de chuva é a mais recomendada para oferecer a sua plantinha carnívora.

Plantas carnívoras (Foto: Reprodução Canva)
Plantas carnívoras (Foto: Reprodução Canva)

Dispense os fertilizantes

Como dito anteriormente, essa espécie de planta não requer uma complementação de nutrientes. Desse modo, não será necessário utilizar nenhum tipo de fertilizante para deixá-la mais forte e saudável. É importante ter em mente que o excesso de fertilizantes pode, até mesmo, matar a sua planta. Você não vai querer ocasionar isso, não é mesmo?

A melhor maneira de manter as suas plantinhas saudáveis e com saúde é, de vez em quando, deixar um mosquito entrar em seu apartamento e não matá-lo. A sua espécie carnívora dará conta do recado!

Agora que você já aprendeu e descobriu tudo sobre a planta carnívora, não deixe de compartilhar essa matéria com os seus amigos que são amantes de plantas. Além disso, não deixe de ficar por dentro das demais matérias e dicas aqui do Portal Atualizei. Você ficará surpreso com o tanto de conhecimento que poderá obter por meio das nossas matérias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Leticia Shinzato Paes

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno do grupo 'Prime'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Apaixonada pelos animais e pelas diferentes culturas que existem no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo