Horta

Passo a passo para plantar salsa em vasos; confira já esse guia

Salvador, 22 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Petroselinum crispum, conhecida popularmente por salsa, é uma espécie pertencente à família das apiáceas. Com origem no mediterrâneo, essa erva condimentar possui textura herbácea, formada de pequenas touceiras, com ramos alongados e folhas verdes e brilhantes, de folíolos repartidos. Assim, a folhagem é condimentar, medicinal, portanto, amplamente utilizada e difundida desde a antiguidade.

Desta maneira, de modo a possuir a erva aromática em seu canteiro de hortaliça, reunimos para você o passo a passo da salsa em vasos. Logo, continue conosco e confira o guia completo de plantio em vasos, os cuidados essenciais com o cultivar e a colheita, veja abaixo.

Clima

Para haver um bom desenvolvimento da salsa em vasos, é essencial que haja um clima favorável. Preferencialmente, a erva possui um melhor desenvolvimento em climas mais amenos, com temperaturas que variam entre os 10 aos 22 °C. Logo, caso more em regiões mais quentes, aposte em realizar o cultivo nos meses que abrangem o inverno.

Plantar salsa em vasos

O primeiro passo para realizar o plantio em vasos, é adquirir um recipiente com perfurações em sua base. Ademais, monte a camada de drenagem ao fundo do vaso, que pode ser feita a partir da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim. Além disso, aposte também em adiciona uma manta geotêxtil (bidim) acima da camada de drenagem, de modo a evitar a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do vaso.

O solo ideal para a salsa deve possuir um bom perfil de drenagem, com boa fertilidade, com pH entre 5,8 a 7,2 e rico em conteúdo orgânico. Assim, faça um mix com uma parte de húmus de minhoca e uma parte de terra vegetal. Antes de realizar a semeadura, coloque as sementes em água durante 24 horas e deixe secar por uma hora. Assim, após preparar devidamente o vaso, faça uma cova centralizada e adicione a semente e finalize com a regadura.

Salsa (reprodução Pixabay)
Salsa (reprodução Pixabay)

Cuidando da salsa

Para haver um pleno desenvolvimento da salsa e, consequentemente, uma boa colheita, é essencial garantir uma rotina de cuidados básicos. Logo, conforme o site Petz, em 28 de julho de 2022, o solo deve estar sempre úmido, porém, não encharcado. Assim, conduza a irrigação diariamente, preferencialmente pela manhã ou ao final da tarde.

Imagem Petz
Imagem Petz

Ademais, o vaso deve ser mantido em um local que haja contato direto com o sol, de modo que a planta receba cerca de 4 a 6 horas de luz. A adubação, por sua vez, pode ser realizada mensalmente, utilizando fertilizantes à base de NPK, ou adubos orgânicos, como húmus de minhoca ou esterco curtido.

Colheita

Após o plantio da salsa em vasos, a colheita geralmente ocorre entre 60 a 90 dias pós o processo de semeadura, podendo variar de acordo com as condições de cultivo. Assim, o Portal Atualizei indica observar o tamanho das salsas, que devem ter entre 12 a 16 cm de altura,

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo