Jardim

Aprenda como cuidar de plantas enquanto viaja de maneira inteligente; veja

Salvador, 14 de novembro de 2022, por Janaina Brito – Quem adora viajar, mas possui muitas espécies vegetais em casa, sempre encontra um dilema complicado: como cuidar de plantas enquanto viaja? Durante os preparativos para os dias longe da residência, é comum esquecer das plantinhas ou investir em cuidados duvidosos. Assim, o resultado em muitos casos é a morte dos cultivos.

Se identificou com essa situação? A verdade é que é possível manter as plantas bonitas e saudáveis mesmo passando um período fora de casa. Para isso, é fundamental saber as características das suas espécies e conhecer o que elas precisam. Desse modo, confira abaixo como cuidar de plantas enquanto viaja e volte com a garantia que seus cultivos ainda estarão vivos.

Cuidar de plantas enquanto viaja (Reprodução Canva)
Cuidar de plantas enquanto viaja (Reprodução Canva)

Dicas para cuidar de plantas enquanto viaja

O principal problema com os cuidados voltados para as plantas durante viagens é a falta de regas. Afinal, fornecer água é fundamental para o crescimento e manutenção das espécies vegetais. Nesse sentido, antes de sair de casa, muitas pessoas fazem uma última rega volumosa na tentativa de manter a plantinha hidratada enquanto está longe.

Porém, segundo Bruna Menegueço em matéria para a revista Casa e Jardim, em 21 de dezembro de 2015, esse truque pode ser prejudicial para a saúde delas, visto que as plantas absorvem apenas a umidade necessária para o momento. O resultado é um acúmulo de água nos vasos e canteiros e, dessa forma, a umidade excessiva pode apodrecer as raízes e matar a espécie da mesma forma.

Publicação do site revistacasaejardim.globo.com sobre como cuidar de plantas durante viagens - Imagem Revista Casa e Jardim
Publicação do site revistacasaejardim.globo.com sobre como cuidar de plantas durante viagens – Imagem Revista Casa e Jardim

 

Logo, o ideal é fornecer um aporte de água gradativo durante os dias em que você ficará longe de casa. Além disso, é essencial conhecer a sua planta e saber se a espécie gosta de mais ou menos água, assim como observar quanto tempo a viagem vai durar. A seguir, o site Portal Atualizei te mostra algumas dicas para manter as plantinhas vivas até a sua volta.

Gotejadores

Gotejadores são ideais para viagens longas, configurando uma forma de regar continuamente o solo. Assim, basta acoplar ao equipamento uma fonte de água, como uma garrafa PET e manter sua planta hidratada. Ademais, existem inúmeros modelos com diferentes capacidades de volume e vazões para dar suporte as diversas necessidades das espécies.

Truque da capilaridade

Para cactos, suculentas ou plantas que não precisam de muita água, uma técnica inteligente é fazer uso de uma propriedade natural da água: a capilaridade. Desse modo, posicione uma vasilha preenchida com água no alto, acima do vaso, e coloque um barbante desde o pote até o vaso da espécie, ligando os recipientes. A planta vai captar água através do barbante e durante alguns dias não vai sofrer com o período de estiagem.

Evite o sol

Em último caso, posicione a planta em um local com menos sol. As maiores temperaturas fazem com que as espécies percam mais água para o ambiente e, se essa umidade não for reposta, elas vão murchar. Então, se você vai passar muito tempo longe, unir os truques acima com um ambiente menos ensolarado vai potencializar os efeitos citados.

Outrossim, utilizar substratos menos permeáveis, além de cascas de árvores, jornais umedecidos e pedras sobre o solo ajuda na manutenção da umidade dentro dos vasos. Com essas dicas, cuidar de plantas enquanto viaja ficou mais fácil e, dessa forma, suas espécies vão se manter vivas na sua ausência.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo