Jardim

Jardim nipônico: aprenda com os japoneses como elaborar um jardim fantástico

São Paulo, 26 de novembro de 2022, por Leticia Shinzato Paes – O jardim nipônico, diante da sua beleza, se tornou uma tendência não só no Japão, mas, no mundo inteiro. De modo que muitas pessoas estão tentando reproduzi-lo em suas casas e jardins.

Dentro desse contexto, para inspirar vocês, resolvermos elaborar um artigo com todas as informações sobre esse tipo de jardim. Portanto, não perca mais tempo e vem conferir agora mesmo tudo sobre o jardim nipônico.

O que é um jardim nipônico?

O jardim nipônico possui como inspiração os jardins elaborados no Japão. Desse modo, nele, estão presentes espécies que são ícones japoneses, plantas que tornam esse espaço charmoso e único.

Vale destacar que o jardim nipônico é marcado pela harmonia entre as espécies, e também por se assemelhar a um espaço zen. Abaixo, você poderá conferir as espécies que são ideais para o seu jardim.

Bambu

Sem dúvidas, o bambu é um item mais do que obrigatório no jardim nipônico. Isso devido ao fato de que essa espécie possui uma simbologia e uma alta utilidade na cultura japonesa.

Vale destacar que o bambu deve ser cultivado em uma área que proporcione meia sombra, em meio a períodos de sol. Além disso, o solo deve possuir a umidade ideal e regular.

Camélia

A Camélia também é uma planta mais do que indicada para o seu jardim japonês. Vale destacar que essa planta, conforme compartilhada pela redação da Abril, no dia 12 de maio de 2022, pode viver por centenas anos.

Essa planta ganha um enorme destaque diante as suas folhas enormes e, também, as suas flores coloridas e com pétalas mais do que exuberantes.

Reportagem sobre jardim nipônico (Foto: Reprodução site da Abril)
Reportagem sobre jardim nipônico (Foto: Reprodução site da Abril)

Cerejeira

Com toda a certeza, a cerejeira também pode ser entendida como a flor característica do Japão. Desse modo, se você deseja criar um jardim nipônico, não deixe de acrescentar essa espécie.

As cerejeiras são marcadas por suas flores de coloração rosada que possuem um aroma mais do que agradável. Apesar de florescerem por um período curto de tempo, toda a espera valerá a pena.

Jardim nipônico (Foto: Reprodução Canva Pro)
Jardim nipônico (Foto: Reprodução Canva Pro)

Hortênsia

Diante da sua elegância, a hortênsia também pode ser incluída com muita harmonia no seu jardim nipônico. Inclusive, elas são plantas ornamentais de muito sucesso no Japão.

Vale destacar que as hortênsias podem ser criadas em qualquer clima. Contudo, nas regiões com clima de verão quentes com chuvas, elas florescem em grande quantidade.

Agora que você já aprendeu e descobriu tudo sobre o jardim nipônico, não deixe de compartilhar essa matéria com os seus amigos que são amantes de plantas. Além disso, não deixe de ficar por dentro das demais matérias e dicas aqui do Portal Atualizei. Você ficará surpreso com o tanto de conhecimento que poderá obter por meio das nossas matérias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Leticia Shinzato Paes

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno do grupo 'Prime'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Apaixonada pelos animais e pelas diferentes culturas que existem no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo