Jardim

Palmeiras para jardim; confira 3 espécies perfeitas para cultivar e inovar na decoração

Salvador, 06 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – As palmeiras para jardim são algumas das plantas mais utilizadas no paisagismo. Um dos principais motivos para isso, é a sua fácil manutenção, devido à menor quantidade de queda de folhas e necessidade de podas. Além disso, são extremamente resistentes e suportam qualquer tipo de área externa. Ou seja, independente do local, seja no jardim, quintal ou até mesmo na área da piscina, você vai ter muito sucesso em cultivá-las.

Para aqueles que amam o litoral, por exemplo, as palmeiras para jardim garantem um clima e ambientação de uma casa de praia ou campo. Garantindo, dessa forma, muito aconchego e frescor em qualquer ambiente de lazer que você queira.

Contudo, pode parecer difícil escolher dentre tantas espécies. E acredite, esse detalhe faz muita diferença na hora da decoração. Para te ajudar com essa tarefa, separamos aqui as melhores opções para você cultivar no seu jardim. Vamos conferir?

Palmeiras para jardim (Reprodução: Canva)
Palmeiras para jardim (Reprodução: Canva)

Espécies de palmeiras para jardim

Apesar de as palmeiras serem plantas bem versáteis, existem muitas espécies que podem ser utilizadas para o projeto de decoração do jardim, com portes e tipos de folhas diferentes. De acordo com uma matéria da Globo, escrita por Camila Santos, feita em 23 de julho de 2021, existem diferentes tipos de palmeiras em cada localidade do país, devido às variações de bioma e climas.

Imagem: site Globo
Imagem: site Globo

 

Por isso, antes de escolher, é importante conferir as características e a adaptabilidade de cada uma referente às condições do espaço disponível no jardim da sua casa ou área de lazer. Pensando nesse detalhe, o site Portal Atualizei, separou especialmente para você 3 excelentes espécies de palmeiras e suas características. Veja tudo sobre elas abaixo.

1. Palmeira garrafa

Palmeira garrafa (Reprodução: Canva)
Palmeira garrafa (Reprodução: Canva)

 

A espécie palmeira garrafa possui traços fortes e bem marcantes para a composição da decoração do jardim. A sua principal característica que a difere das outras, é com relação ao dilatamento da base do tronco para armazenamento de água.

Com relação aos cuidados, deve-se levar em conta o cultivo em solo fértil, rico principalmente de matéria orgânica. Você pode plantá-la em diversos locais, desde que fique exposta ao sol pleno e tenha o solo bem drenado.

2. Palmeira imperial

Palmeira imperial (Reprodução: Canva)
Palmeira imperial (Reprodução: Canva)

 

A Palmeira Imperial é uma espécie muito utilizada em projetos majestosos e não tem esse nome apenas por acaso. Sua forte e robusta estrutura garante que essa espécie alcance até 40 metros de altura em sua fase adulta. Dentre os locais cultivados, é muito comum encontrá-la em construções de grande porte como avenidas, alamedas, chácaras, fazendas e até mesmo nas entradas de condomínios fechados.

Para garantir um bom cultivo da palmeira imperial, é importante garantir um solo fértil e rico em matéria orgânica. Até chegar à fase adulta, as regas devem ser feitas diariamente e a incidência de luz solar deve ser constante. Ademais, ela costuma crescer de forma muito exponencial e por isso precisa ser cultivada onde possa crescer livremente

3. Palmeira fênix

Palmeira fênix (Reprodução: Canva)
Palmeira fênix (Reprodução: Canva)

 

Dentre as diversas espécies de palmeiras para jardim, uma das que mais se destacam na decoração, é a palmeira fênix. Elas são conhecidas popularmente como mini palmeiras ou palmeira-anã, devido ao seu pequeno porte, chegando a medir no máximo 4 metros de altura. Devido a isso, essa espécie se torna uma opção ideal para espaços menores e sofisticados.

Por ser uma palmeira nativa de regiões bem quentes, não precisa de muita água. Apenas realize a rega 2 ou 3 vezes por semana. Ademais, o solo de plantio deverá ser com boa drenagem e ambiente iluminado e fresco.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo