
Salvador, 01 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Muitas plantinhas são utilizadas como itens de decoração, carregando mais vida e beleza para qualquer ambiente. Porém, as plantas aromáticas são ainda mais especiais. Tais espécies são capazes de exalar deliciosos perfumes, preenchendo os espaços pelos quais transitam através de seus cheiros. Cultivá-las em casa significa uma forma prática de tornar a atmosfera mais agradável e aproveitar tanto o seu charme quanto seus aromas.
Assim, uma variedade de plantinhas, em especial, as ervas, transmitem perfumes intensos por meio de suas folhas ou flores. Ademais, elas costumam possuir propriedades medicinais e outras aplicações, como na cozinha, ou seja, você pode usufruir de seus benefícios de maneiras versáteis. Veja, a seguir, porque você deve investir nessas espécies e conheça 4 plantas aromáticas fáceis de cultivar.

Plantas aromáticas e seus benefícios
Os prazerosos aromas são apenas uma das vantagens de cultivar espécies perfumadas. Muitas plantas aromáticas possuem propriedades terapêuticas, e tê-las sempre disponíveis em casa facilita seus usos. Essas espécies costumam ser matéria-prima para óleos essenciais, são utilizadas como tempero ou também originam poderosas infusões e chás.
Os benefícios sofrem variações de acordo com a espécie, mas, de maneira geral, segundo a redação da revista Casa Vogue, em 20 de outubro de 2020, as plantas aromáticas reduzem o estresse e promovem relaxamento; algumas espécies possuem substâncias bioativas com propriedades anti-inflamatórias ou antioxidantes e, para aqueles que buscam apenas usufruir de sua presença, algumas delas são capazes de purificar o ar, carregando boas energias para o ambiente.

Ficou interessado? Abaixo, o site Portal Atualizei te mostra 4 plantas aromáticas de baixa manutenção para você começar a cultivar, e algumas dicas de como plantar e cuidar dessas delicadas espécies.
Lavanda
A lavanda é um clássico entre o grupo de plantinhas perfumadas. O aroma associado aos seus lindos tons de roxo vai trazer mais graciosidade para a sua casa. Para cultivá-la, não existe segredo! Desse modo, forneça iluminação abundante, de preferência, cerca de 6 hpras diárias de luz solar e faça as regas com pouca frequência. Uma dica é investir em solos bem drenados para evitar o acúmulo de água.

Sálvia
Cheia de versatilidade, a sálvia possui aplicações nas áreas terapêuticas, de perfumaria e culinária. O cultivo é feito através de sementes, com o crescimento das mudas dentro de duas a três semanas, que já exalam seu perfume característico. Outrossim, invista em vasos, visto que, entre as plantas aromáticas, a espécie possui grande ciclo de vida.

Alecrim
O alecrim também é uma das opções mais comuns para perfumar a casa. A espécie gosta de climas quentes e secos e, assim, dê preferência para um ambiente que receba grandes quantidades diárias de iluminação natural direta e regas espaçadas. Não exagere na umidade ou seu pé de alecrim não vai se desenvolver. Depois disso, é só aproveitar o aroma da erva e seu uso como tempero.

Camomila
Uma das plantas medicinais mais famosas, a camomila produz um ótimo chá, assim como infusões poderosas. Porém, as pequenas flores que se assemelham a margaridas também desprendem um perfume delicioso. Mantenha o solo úmido e forneça bastante sol para a espécie progredir.

Entre outras opções de plantas aromáticas, você pode optar por manjericão, arruda, tomilho, salsa, erva-cidreira e até mesmo pimenta. Dessa forma, seja como for, o importante é aproveitar dos intensos cheiros que essas espécies vão transportar para o seu ambiente. Comece a cultivar agora!