Salvador, 06 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar nas dendrobiuns, também conhecidas por “olho de boneca”? Se trata de um grande gênero de orquídeas do sudeste asiático, sendo um dos gêneros mais difundidos e cultivados mundo afora.
A orquídea dendrobium produz pseudobulbos que se assemelham à cana-de-açúcar, com folhas verdes em toda a sua extensão. As flores, por sua vez, possuem pétalas largas, que se apresentam em diversas tonalidades e um labelo com um tom mais escuro.
Portanto, de modo a possuir a orquídea dendrobium em seu jardim, confira o guia completo de cultivo dessa orquidácea. Assim, continue acompanhando nosso artigo e confira o ambiente adequado, regas, substrato, adubação e a floração dessa linda orquidácea.
Orquídea dendrobium: ambiente ideal
A orquídea dendrobium precisa de um ambiente estável para que se desenvolva como o esperado. Portanto, é essencial mantê-la em locais com iluminação solar indireta, evitando os raios solares diretamente em suas estruturas.
Ademais, certifique-se que o local de escolha também seja arejado, porém, deve também ser protegido dos ventos fortes. Além disso, esse gênero também não tolera temperaturas baixas, que podem ocasionar a queda das folhas. Portanto, a orquídea se adapta melhor em uma faixa de temperatura que varia entre os 18 aos 32ºC.
Frequência de regas
A rega da orquídea dendrobium dependerá da região na qual foi plantada. Assim, em regiões mais quentes, a frequência deve ser maior. Mas, é preciso que o substrato fique úmido, porém nunca encharcado.
Entretanto, para garantir uma boa floração durante a primavera, é preciso diminuir a frequência drasticamente no inverno. Essa mudança, aliada à temperatura mais baixa do inverno e à pausa na adubação, gera o famoso estresse hídrico, que estimula o processo de floração.
Substrato para plantio e adubação
O substrato para a dendrobium é semelhante às demais orquídeas. Conforme Aline Melo, em 11 de março de 2022, em colaboração com o Casa e Jardim, o substrato mais indicado para as orquídeas é aquele à base de casca de pinus. Não apenas, ela também prefere substrato contendo musgo e carvão, ou seja, um substrato com alto poder de drenagem.
Ademais, após o período de floração, exceto no inverno, você pode apostar na aplicação de fertilizantes ricos em fósforo, essencial para a formação das flores. Assim, você pode buscar por NPK nas concentrações 4-14-08 ou 6-18-12. Mas, caso seja mais adepto à aplicação de orgânicos, o Portal Atualizei recomenda apostar na aplicação de farinha de ossos ou cascas de crustáceos, que são igualmente ricos nesse micronutriente.
Floração
A floração da orquídea dendrobium pode ocorrer durante o ano todo, embora seja mais comum durante a primavera. Mas, nas regiões sul e sudeste do país, o desabrochar as flores ocorre normalmente em agosto, ou até mesmo no mês de julho.
Regas frequentes durante a floração geram as mudas nomeadas de keikis. Em contrapartida, caso moderadas, o resultado serão as suntuosas flores. Ainda, para saber se a floração ocorrerá brevemente, basta observar se a orquídea dendrobium está perdendo suas folhas: principal sinal que anuncia o início da floração.