
Salvador, em 26 de outubro de 2022,por Mayara Porto. – A arruda é uma planta tradicionalmente conhecida por espantar as energias negativas, proteger do mau-olhado, assombrar a inveja e afugentar maus espíritos. Não à toa, é muito utilizada por mães benzedeiras em suas rezas e por padres na água benta. Mas, você sabia que ter um vaso de arruda na entrada da casa traz proteção para seu lar?
De todo modo, não é só ao redor do misticismo que a arruda construiu sua fama. Essa planta, dona de um cheiro forte, agradável e inconfundível, também é muito popular pelas suas propriedades terapêuticas como: assaduras, frieiras, verminoses, tratamento de varizes e hemorroidas. Você sabe como cultivar a arruda? Descubra já!
Cultivo do pé de arruda
A arruda é uma planta de fácil manejo. Resistente a variações de temperatura, que pode ser plantada tanto no solo como em vasos. Escolha um local para plantá-la com sombra parcial, preferencialmente, mas que seja exposto à luz solar direta ao menos algumas horas por dia.

Propagação
Existem três formas diferentes de propagar a arruda: via seminal (por sementes), por estaquia e por divisão. Para plantio com sementes, deve-se adquirir um saquinho de sementes de arruda em casas de jardinagem ou agropecuárias. A partir disso, a germinação ocorre por volta de dez dias.
Na estaquia, utilizam-se os galhos da planta. Nós, do Portal Atualizei, recomendamos que você realize um corte de pelo menos 10 cm de uma planta saudável, para iniciar a estaquia. Plante-o no substrato e cuide para que ele se desenvolva. Já na propagação por divisão, o cultivador deve retirar um ramo que possua raízes próprias, de uma planta adulta e saudável, e plantá-la em um vaso separado.
Plantio
Segundo Ana Sachs, em contribuição para o site Casa e Jardim, no dia 14 de setembro de 2022, a arruda deve ser plantada próximo a outras plantas, pois, é uma espécie que não sobrevive se cultivada sozinha. Então, escolha um vaso de tamanho médio, visando que a planta pode alcançar até um metro de altura.

O substrato adequado para o plantio da arruda é o calcário, bem drenado, com pH entre 7 e 7,5. Entretanto, essa planta não é tão exigente quanto ao tipo de solo, logo, se desenvolve bem em vários tipos de solo adversos. Por sua vez, a luminosidade ideal para essa planta é de luz solar direta durante 6 horas ao dia. Nas suas primeiras semanas a planta deve ser bem regada, mas, posteriormente, regue-a somente quando o solo estiver seco.

Colheita
Para secagem ou para outros usos, é necessário esperar que a planta atinja um desenvolvimento pleno. Suas folhas podem partir para a colheita em 90 a 120 dias após o plantio. Ao realizar a colheita da arruda, utilize tesouras e luva, pois a seiva da planta pode provocar fitofotodermatose (mancha por exposição ao sol).