Palmas, 6 de janeiro de 2023, por Keila Mota – Uma receita de pudim feita no capricho é sempre uma boa pedida! Isso, em primeiro lugar, por seu sabor incomparável e, junto a isso, sua facilidade de preparo.
Então, se você ainda não é um expert, aprenda hoje a fazer uma deliciosa receita de pudim tradicional. E mais… não perca dicas para garantir que seu pudim saia perfeito. Faça ainda hoje!
Receita de pudim tradicional
Há anos, uma das receitas mais tradicionais, com certeza, é a receita de pudim. Pensando nisso, separamos uma receita tradicional dessa sobremesa que é a queridinha do Brasil.
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado;
- 3 ovos inteiros;
- Açúcar (quantidade suficiente para a calda de caramelo);
- Leite (use a mesma lata do leite condensado – são 2 latas de leite).
Modo de preparo da receita de pudim
Primeiramente, prepare a calda de caramelo, colocando o açúcar na panela. O segredo para uma calda perfeita é uma dica de ouro do site Ana Maria Braga, em 21 de dezembro de 2021.
O site assinado pela apresentadora explica que a medida ideal é metade de água e metade açúcar e, assim, deve-se mexer bem ao fogo até que o pudim atinja a textura que você deseja. No entanto, isso pode variar de acordo com a preferência de cada pessoa. Logo, para calda mais grossa, menos água. Enquanto isso, para calda mais fina, menos água. Dito isso, é importante saber que o tempo para derreter o açúcar é em média de 3 minutos.
Feita a calda, despeje uma parte dela no fundo da forma de pudim e reserve – tanto a da forma quanto o restante da calda. Após, bata no liquidificador os demais ingredientes por aproximadamente 1 minuto.
Segredo para um pudim lisinho
Se você faz parte da turma dos que amam uma receita de pudim sem furinhos, o segredo é deixar a mistura batida no liquidificador descansando por cerca de 15 minutos antes de ir para a forma. Quando passar esse período, distribua a mistura na forma caramelizada e leve ao forno preaquecido a 180° C por, aproximadamente, 1 hora e meia em banho-maria.
Uma dica extra é utilizar uma forma própria para o cozimento em banho-maria. Isso porque, com esse tipo de estratégia você consegue garantir um preparo mais rápido na própria boca do fogão. Nesse sentido, para verificar a textura, use um palito e observe se vai sair sequinho. Como resultado, uma receita de pudim tradicional perfeita!
Tem que desenformar o pudim quente ou frio?
O site explica que, para não correr o risco de quebrar o pudim na hora de desenformar, deve-se esperar esfriar por completo. Desta maneira, a recomendação é levar a forma à geladeira por cerca de 2 horas para, só então, desenformar o pudim.
Outra orientação pertinente sobre o assunto é nunca bater no fundo da forma, visto que isso fará com que o pudim se quebre. Portanto, utilize uma faca para ir soltando as laterais do pudim na forma.
Ademais, se preferir, despeje mais calda de caramelo quando desenformar o pudim. Enfim, aproveite essa saborosa receita de pudim! Para mais conteúdos informativos e receitas, continue aqui no Portal Atualizei.