Agro

Guia completo de como cultivar ora-pro-nobis

Salvador, em 29 de outubro de 2022, por Mayara Porto. – A Pereskia aculeata, de nome popular ora-pro-nóbis, é uma planta trepadeira folhosa, pertencente à família das cactáceas. Originária do Caribe, é nativa em toda a América Latina. Seu nome, ora-pro-nóbis, quer dizer orai por nós em latim, e conta-se que foi devido costume de ser colhida no quintal de uma igreja, para ser preparada para o almoço, quando o padre iniciava a bênção final da missa da manhã. Você conhece a ora-pro-nóbis? Tem vontade de cultivá-la? Leia mais e descubra como é fácil!

Há alguns anos, pouco se falava da ora-pro-nóbis. Ela costumava aparecer constante nas hortas das avós e, muitas vezes, era considerada mato. Entretanto, mais recentemente, a plantinha voltou aos holofotes graças a pesquisas cientificas recentes que comprovaram o seu alto poder de nutrição. 

Como cultivar ora-pro-nóbis

Por ser um cacto, a planta ora-pro-nóbis é uma planta rústica, adaptada a variações climáticas, embora não se desenvolva muito bem em climas mais frios. Sendo assim, essa cactácea requer pouquíssimos manejos, podendo ser cultivada até em apartamento, mas, com cuidado devido aos seus espinhos. Dessa forma, crianças e pets devem ficar longe dela.

Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva Pro)
Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva Pro)

Propagação da Pereskia aculeata

A propagação da ora-pro-nóbis é feita, geralmente, por estaquia. Para produzir suas mudas, você deve fazer um corte de um galho, de aproximadamente 20 cm, entre a parte mais tenra e lenhosa da haste. Coloque na terra para enraizar e depois faça o transplante para o local definitivo, ou caso deseje, pode plantar diretamente no ambiente final.

Plantio da ora-pro-nóbis

Graças a sua rusticidade, a ora-pro-nobis não tem grandes exigências quanto ao tipo de solo, desde que ele seja minimamente fértil. Em um canteiro ou vaso, disponha o substrato sob uma camada de drenagem feita com argila expandida e manta bidim. Após o ambiente estar pronto, faça um pequeno  buraco e posicione a sua mudinha ou a sua estaca. Agora, é só esperar ela crescer forte e saudável. Lembre-se que a planta é uma trepadeira, logo, ela precisará de um apoio para trepar e crescer.

Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva Pro)
Ora-pro-nóbis (Reprodução Canva Pro)

Manejos com a pereskia aculeata

Ademais, a sua necessidade de luz solar é alta, mas, também se desenvolve à meia sombra. Segundo contribuição de João Mathias, em matéria no site do Globo Rural, em 2 de janeiro de 2013, a ora-pro-nóbis é resistente à seca, mas o acesso à água nas primeiras fases do cultivo estimula o crescimento dos ramos.

Imagem: Globo Rural
Imagem: Globo Rural

 

Após passadas as primeiras fases de desenvolvimento, as regas devem se limitar a 3 vezes por semana. O manejo da poda também é feito caso ela cresça mais do que o necessário, dependendo do gosto do cultivador. Contudo, nós do Portal Atualizei recomendamos que a colheita das suas folhas seja feita após minimamente 3 meses de cultivo. Viu como é fácil cultivar a ora-pro-nóbis? Agora é a sua vez de pôr em prática tudo que a gente ensinou aqui. Vamos lá!

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo