Agro

Cuide do seu jardim como um especialista: conheça os truques caseiros que farão suas plantas brilharem

Não deixe suas plantinhas adoecerem por falta de cuidados

Um jardim bonito é o resultado dos cuidados que se tem com ele. Plantas saudáveis trazem vida e beleza para todos os ambientes. Caso você seja um daqueles entusiastas de espécies vegetais, veja as dicas caseiras que daremos para mantê-las sempre vibrantes.

Com isso, poderá dar adeus os gastos exorbitantes com produtos químicos que nem sempre funcionam ou com a contratação de um profissional. Os truques caseiros eficazes e simples que proporemos, deixarão seu jardim mais radiante do que nunca!

Truques caseiros para ter um jardim lindo e cheio de plantas saudáveis

Ajude suas plantinhas a ficarem lindas. Para isso, confira as dicas do Portal Atualizei. São ações simples que podem ser feitas por qualquer pessoa e que surtem um efeito incrível.

Rega na quantidade certa

A rega é algo essencial para que as plantas se desenvolvam. Contudo, é importante entender que a quantidade d’água pode ajudar como prejudicar. Grande parte das espécies precisa das regas regulares, mas não do solo encharcado.

Para saber quando e quanto regar coloque o dedo no solo e veja se está úmido o bastante para regar outra vez. Isso evita que a raiz apodreça.

Utilize água da chuva

Água da chuva se mostra como uma ótima opção para a rega do jardim. Isso porque não tem produtos químicos como na água de torneira. Quando começar a chover, coloque baldes e outros recipientes no quintal para a coleta. Use a água nas regas, economizando bastante dinheiro, além de contribuir para com o meio ambiente.

Compostagem

Compostagens são meios naturais e eficientes que fornecem nutrientes essenciais para plantas. Então, faça uma pilha com cascas de banana, ovos, restos de legumes, folhas secas, bem como outros tipos de materiais orgânicos. De tempos em tempos, misture o composto. Dessa forma, você obterá um composto bem rico em nutrientes, ótimo para a adubação das espécies do jardim.

Casca de ovos

As cascas são usadas de muitas formas nos cuidados com as plantas. Para isso, triture as cascas que tiver, espalhando em torno das bases das plantas. O “pó” fornecerá cálcio e outros nutrientes essenciais para que as raízes cresçam.

Outra alternativa é o chá da casca de ovo. É só deixar cascas de molho na água por, no mínimo, 12 horas. Em seguida, utilize a água na rega das plantas.

Cuide do seu jardim como um especialista: Conheça os truques caseiros que farão suas plantas brilharem
Cuide do seu jardim como um especialista: Conheça os truques caseiros que farão suas plantas brilharem – Canva

Inseticida natural

Se o seu jardim tem problemas com insetos indesejados, faça seu inseticida caseiro misturando detergente e água dentro de um borrifador, aplicando nas plantas. O detergente ajuda na eliminação das cochonilhas e pulgões, não prejudicando as espécies.

Cobertura morta

A cobertura morta é uma das dicas que realmente são eficazes. Essa técnica consiste na cobertura do solo em torno das bases das plantas usando uma camada generosa de materiais orgânicos, por exemplo, cascas de árvores e folhas secas. A cobertura morta ajuda na retenção da umidade, evitando o crescimento das ervas daninhas.

Seguindo os truques caseiros mais simples que mostramos, você será totalmente capaz de deixar o jardim saudável e deslumbrante. Boa sorte!

Avalie este post post

Mostrar mais

Andreia Eliza

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou aos poucos com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu para as colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Agora escreve na coluna Agro e Receitas para o Portal Atualizei. Contato: (65) 99924-8700 - [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo