Agro

3 frutíferas para cultivar no quintal de casa e obter frutas a curto prazo

Salvador, 11 de novembro de 2022, por Janaina Brito Quem no mundo não ama frutas, não é mesmo? Ter o que a gente ama mais próximo da gente consegue ser ainda melhor. Por isso, existem diversos tipos de frutíferas para cultivar no quintal de casa e obter esse delicioso alimento a curto prazo. Já imaginou poder ter na sua alimentação alimentos saudáveis colhidos por você? Essa é uma ótima ideia não só para quem é fã de frutas, mas, também para quem deseja dar mais vida ao seu quintal.

Para começar a cultivar frutíferas, não é preciso ter um grande pomar ou área verde. Mesmo com um pequeno quintal (ou varanda) é possível plantar e colher muitas frutinhas. Entretanto, sabemos o quão difícil pode ser começar a realizar essa tarefa. Afinal, são muitas opções para cultivar, o que, no fim, nos deixa totalmente perdidos ao escolhermos. Para isso, separamos aqui três opções de frutíferas para cultivar no quintal de casa. Confira tudo no texto abaixo e aproveite de uma vez por todas as riquezas que a terra nos dá.

Frutíferas para cultivar (Reprodução: Canva)

Frutíferas para cultivar (Reprodução: Canva)

Cultivo de frutíferas

Para quem ama a energia da natureza, cuidar de plantas frutíferas no quintal é o máximo! Boa parte das espécies dão frutos comestíveis e podem ser cultivadas em um jardim pequeno ou até mesmo plantadas em vasos tranquilamente. Entretanto, são plantas que requerem um certo cuidado. Afinal, plantas frutíferas possuem necessidades bem distintas se comparadas às plantas que temos em casa.

De acordo com o site Globo, texto de Vanessa D’Amaro, escrito em 22 de julho de 2022, as plantas frutíferas, de uma maneira geral, pedem longas horas de exposição direta ao sol. São poucas as espécies que preferem ambientes sombreados, mas, ainda com bastante luminosidade. Com relação à rega, devem ser realizadas de acordo com a preferência da espécie que for plantada. A maioria das frutíferas gosta de solo úmido, mas nunca encharcado.

Imagem: site Globo
Imagem: site Globo

 

Agora que você já viu um pouco sobre o cultivo de frutíferas, chegou a hora de conhecer algumas espécies para cultivar no quintal de casa e de curto prazo. Para isso, o site Portal Atualizei separou algumas opções que você pode conferir agora mesmo no texto abaixo.

Morango

Pé de morango (Reprodução: Canva)
Pé de morango (Reprodução: Canva)

 

O morangueiro é uma planta bem pequena e dá frutos deliciosos que são muito utilizados na culinária de doces. Essa é uma árvore frutífera que cresce rápido e tem uma boa produção. Assim, após um período de 60 a 80 dias do plantio já acontece a primeira colheita. Por ser uma frutífera de tamanho pequeno, caso não tenha muito espaço, você poderá realizar o cultivo dentro de casa com vasos.

Tamarillo

Tamarillo (Reprodução: Canva)
Tamarillo (Reprodução: Canva)

 

O Tamarillo cresce em arbustos ou árvores pequenas. Ele é natural da América do Sul, e possui uma polpa muito similar com a do tomate. A diferença entre os dois é que o Tamarillo é levemente picante. A árvore é baixinha e de fácil cultivo, produzindo frutos durante o ano todo. Precisa de sol e solo úmido com boa drenagem.

Jabuticabeira

Jabuticabeira (Reprodução: Canva)
Jabuticabeira (Reprodução: Canva)

 

Dentre boas frutíferas para cultivar e que possam ser encontradas em abundância ao longo de todo o ano, a Jabuticaba é com certeza uma das melhores opções. A jabuticaba é de origem brasileira, e tende a dar frutos pelo menos 2 vezes no ano. Além disso, ela é uma excelente escolha de plantio pois, suporta diferentes tipos de clima e regiões. Ademais, dependendo do cuidado e do clima onde for plantada, a jabuticabeira pode chegar até 9 metros de altura. Por isso, é preferencial que cultive-se em casas que possuam espaço.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo