Jardim

3 espécies pendentes para vasos suspensos; confira já

Salvador, em 28 de dezembro de 2022, por Mayara Porto. – Já ouviu falar nas plantas pendentes? Elas são variedades de plantas que possuem o crescimento das suas estruturas, como folhas voltadas para baixo, em formato de cascada. Logo, são plantas ideais para compor jardins suspensos, criando uma linda decoração, sobretudo, para locais pequenos, como estúdios ou apartamentos.

Mas, independente do local de escolha, as plantas pendentes são ideais para formar um lindo projeto paisagístico. E você, aprecia plantas pendentes? Então, confira essa lista contendo 3 plantas pendentes, ideais para compor vasos, decorando o seu espaço verde. Veja abaixo:

Peperômia

A Peperômia é uma das plantas pendentes altamente requisitadas para a ornamentação de jardins suspensos. Segundo contribuição de Natália Santos, em 4 de maio de 2020, para o blog Viva Decora, a peperômia-filodendro é uma das plantas pendentes para interior mais usadas nos últimos tempos. Essa variedade apresenta folhagens de coloração verde e bordas esbranquiçadas, em formato cordiforme, ou seja, em forma de coração. Oriundas da América Central e do Sul, a filodendro é uma das principais apostas para vasos suspensos.

Imagem: Blog Viva e Decora
Imagem: Blog Viva e Decora

 

Assim, para preservar a beleza da planta, é ideal mantê-la em condições de meia sombra, evitando a exposição plena e direta aos raios solares. Ademais, a irrigação deve ser feita controladamente, deixando o solo úmido, porém, cuidando para não encharcá-lo. Ainda, para deixar a planta ainda mais bonita para a decoração, aposte em fertilizantes à base de NPK, durante a primavera e o verão.

Filodendro (Reprodução Canva Pro)
Filodendro (Reprodução Canva Pro)

Samambaia

A phlebodium decumanum (Willd), também chamada popularmente de samambaia, é uma planta pteridófita que dispõe desse caráter pendente. A linda espécie possui sua origem na região das Américas e da ásia, com folhagens de coloração verde-clara, formando touceiras volumosas, amplamente difundidas na decoração tropical, ornamentando jardins, salas de estar e terraços.

Assim como o filodendro, as samambaias também devem ser mantidas apenas em iluminação difusa, evitando a luz solar direta, uma vez que isso pode ocasionar o amarelamento das folhas. A rega também deve ser controlada, evitando o empoçamento em suas raízes. E, por serem epífitas, as samambaias também são cultivadas em vasos à base de fibra de coco, se assemelhando às copas das árvores em seu habitat de origem.

Samambaia (Reprodução Canva Pro)
Samambaia (Reprodução Canva Pro)

Violeta Pendente

Por fim, fechando a lista de plantas pendentes para compor a decoração de vasos suspensos, nós temos também a violeta-pendente, de nome científico streptocarpus saxorum. Oriundas do Quênia e Tanzânia, a espécie dispõe de um caráter herbáceo, perene e suculento. Também possui suas folhagens pequenas e carnudas, com flores de tubulação branca e lobos lilás e violetas. Delicadas, as violetas-pendentes, são ideais para trazer leveza e charme, contrastando com a demais folhagens.

Violeta pendente (Reprodução Canva Pro)
Violeta pendente (Reprodução Canva Pro)

 

Igualmente às plantas pendentes anteriores, a luz também deve ser filtrada, evitando o contato direto e pleno com o sol. Além disso, a rega é regular, proporcionando um solo úmido, molhando diretamente o substrato, evitando as folhas e as flores. Por fim, o Portal Atualizei indica a poda da planta durante o inverno, período que a florífera entra em dormência.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo