Agro

Louro; aprenda como plantar a folha condimentar em seu quintal

Salvador, 14 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – O louro, também conhecido cientificamente por Laurus nobilis L. é uma folha originária da região da Ásia menor, oriunda da família das Lauráceas. A árvore perene possui folhas simples e brilhante, de coloração verde-escura que passam por uma secagem para ter sua utilização na culinária como condimento. Ademais, também carrega um caráter medicinal devido às suas propriedades.

Assim, de modo a possuir o louro em sua horta doméstica, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo de plantio e cuidados com a erva condimentar. Portanto, continue acompanhando o nosso artigo e confira como conduzir o plantio do louro em vasos, ambiente ideal, irrigação, dentre outros cuidados. Veja abaixo.

Plantar louro em vasos

O primeiro passo para conduzir o plantio do louro em vasos é fazer o preparo do recipiente. Assim, sejam vasos ou jardineiras, o recipiente de escolha precisa dispor de perfurações em sua base, além da camada drenante. Essa camada, por sua vez, pode ser efetuada a partir da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim. Além disso, forre também a camada de drenagem com um pedaço de manta bidim.

A propagação pode ser feita por meio de sementes ou pelo método da estaquia. No caso das sementes, existe um tempo longo para a germinação, assim como as mudas oriundas das sementes. Assim, o Portal Atualizei recomenda o plantio de pedaços de ramos semilenhosos, com cerca de 10 a 15 cm de comprimento.

Louro ( reprodução Canva pro)
Louro ( reprodução Canva pro)

Clima e luminosidade

O louro possui melhor adaptabilidade em climas amenos, sem extremos de temperaturas. E, por ser uma planta resistente, pode suportar baixas temperaturas, desde que esteja devidamente protegido da ação de fortes ventos e até mesmo geadas. Para garantir um desenvolvimento saudável de suas estruturas, o louro deve estar sob luz solar direta, embora também aceite meia-sombra, desde que a luminosidade seja alta.

Irrigação

Ademais, conforme o site Petz em 11 de abril de 2022, no processo inicial do plantio, utilize um borrifador para irrigar o vaso do louro. Mas, à medida que for se desenvolvendo, pode utilizar um regador, deixando o solo sempre úmido, porém evitando o encharque. Isso porque, o excesso de água em suas estruturas pode levar ao apodrecimento do sistema radicular pelo aparecimento de fungos.

Imagem Petz
Imagem Petz

Adubação e tratos culturais

A adubação do louro é essencial para proporcionar uma otimização do crescimento e reposição nutricional. Assim, você pode optar por fontes orgânicas, como húmus de minhoca, esterco bovino curtido, torta de mamona ou farinha de ossos, por exemplo. E, para evitar a competição de recursos e nutrientes, remova possíveis plantas invasoras do vaso.

Louro ( reprodução Canva pro)
Louro ( reprodução Canva pro)

Colheita

A colheita do louro ocorre quando a planta está bem desenvolvida. No final do verão ou começo do outono uma parte das folhas pode ser colhida. Nesse caso, o ideal é deixar as folhas em local em que possam passar pelo processo de secagem.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo