Jardim

Orelha de gato: aprenda a cultivar e a cuidar desta espécie de suculenta

São Paulo, 20 de novembro de 2022, por Leticia Shinzato Paes – A orelha de gato vem se popularizando ao longo dos últimos anos. Detalhe que vem gerando, diante dos brasileiros e brasileiras, muitas dúvidas sobre o seu cultivo e cuidados.

Dentro desse contexto, resolvemos elaborar um artigo explicando todos os cuidados necessários da orelha de gato. Desse modo, não perca mais tempo e venha conferir todos esses detalhes agora mesmo!

Orelha de gato: características e curiosidades

A orelha de gato se trata de uma espécie de suculenta que possui o nome botânico de Kalanchoe tomentosa. Essa plantinha pode alcançar 75 cm de altura e encanta com a sua folhagem. Além disso, sua flor de coloração vermelha também faz muito sucesso.

Conforme reportado pela redação da Abril, no dia 9 de junho de 2022, essa planta pertence à família Crassulaceae e é nativa de Madagascar. Detalhe que a torna um tanto quanto exótica, não é mesmo? Vale deixar claro que essa planta é completamente tóxica para humanos e também para os animais. Portanto, o seu consumo está completamente proibido. Abaixo, você poderá encontrar informações referentes ao cultivo e ao plantio dessa plantinha mais do que charmosa.

Reportagem sobre orelha de gato - Reprodução Site Casa Abril
Reportagem sobre orelha de gato – Reprodução Site Casa Abril

Iluminação

Em relação à iluminação, é importante ter em mente que, a suculents cresce em ambientes onde há luz brilhante e indireta. De modo que, se você manter essa planta em um sol direto, ela se queimará e, logo, poderá morrer.

Desse modo, nada de criar a orelha de gato em uma varanda, combinado? O melhor local para essa planta é próximo a uma janela ou, ainda, na sua cozinha.

Rega

A rega também é um ponto de atenção. Por ser uma suculenta, essa plantinha não exige uma grande quantidade de água durante a semana.

Sendo assim, somente realize a rega se você observar que o solo está completamente seco. Vale destacar que, nos meses mais quentes, essa rega deve ser mais frequente.

orelha de gato (Foto: Reprodução Canva)
orelha de gato (Foto: Reprodução Canva)

Solo

A orelha de gato, sem sombra de dúvidas, crescerá saudavelmente em um solo bem drenado e, também, seco. Desse modo, não deixe de providenciar esse tipo de ambiente para que ela se mantenha feliz. Se necessário, você poderá encontrar esse tipo de solo em lojas especializadas ou, ainda, em centros de jardinagem.

Agora que você já aprendeu e descobriu tudo sobre a orelha de gato, não deixe de compartilhar essa matéria com os seus amigos que são amantes de plantas. Além disso, não deixe de ficar por dentro das demais matérias e dicas aqui do Portal Atualizei. Você ficará surpreso com o tanto de conhecimento que poderá obter por meio das nossas matérias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Leticia Shinzato Paes

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno do grupo 'Prime'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Apaixonada pelos animais e pelas diferentes culturas que existem no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo