Jardim

Graminha para gatos; descubra como plantar e quais os benefícios para o seu amiguinho

Salvador, 30 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – Você já ouviu falar ou até mesmo já percebeu que gatos adoram uma graminha verdinha, seja para mordiscar, comer ou brincar? Pois é, gatinhos apreciam muito uma grama apetitosa. Além de ser saudável, a grama de gatos é uma ótima fonte de benefícios e diversão para os felinos. 

Mas, para evitar que eles encontrem pela frente uma planta tóxica e a consumam, o ideal é oferecer a grama de milho para gatos. Continue a leitura e aprenda conosco como cultivar a grama de gatos, bem como todos os benefícios dela para os felinos. Veja abaixo:

Benefícios da grama de gatos

Erra quem pensa que só quem come capim é boi! Os gatos, bem como outros felinos, adoraram comer gramíneas, sejam elas quais forem. Segundo matéria do Blog Petz, a grama é um recurso utilizado pelos felinos para ajudá-los a regurgitar as bolas de pelo.

Imagem: Blog Petz
Imagem: Blog Petz

 

Todos os felinos têm o hábito de se banhar com a língua, desse modo eles acabam engolindo pelos que grudam nas cerdas da língua. Todavia, esses pelos acabam agredindo o estomago do animal e deixando-o incomodado. Ao perceber o mal-estar, o gatinho vai em busca de grama.

Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)
Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)

 

A grama de gatos é um alimento rico em minerais, fibras, vitaminas A e D, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Ademais, contém o pigmento vegetal clorofila, que aumenta a oxigenação do corpo e leva nutrientes para todas as células. Um verdadeiro suplemento natural para a saúde intestinal dos gatinhos!

Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)
Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)

Como plantar a graminha

Existem várias opções comerciais de gramas para gato, mas se você prefere fazer a comprar, nós, do Portal Atualizei, lhe daremos algumas opões para cultivar. Visto isso, as gramíneas mais utilizadas pelos tutores de gato são: a grama de milho, a grama de alpiste e a grama de trigo.

Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)
Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)

O primeiro passo é escolher a semente que você irá plantar e adquiri-la em casas agropecuárias. Recomendamos que a semente descanse em um copo com água por um período de 12 a 24 horas para facilitar a germinação.

Em seguida, escolha um vaso raso e coloque terra vegetal adubada até a metade. Por fim, semeie as sementes em covinhas de ½ centímetro e cubra com uma fina camada de substrato. Regue e deixe em um lugar fresco e com acesso à luz.

Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)
Grama de gatos (Reprodução Canva Pro)

Cuidados ao oferecer

Espere a graminha crescer antes de oferecer ao seu pet. Tenha cuidado para que ele não tente cavar a terra antes de a grama crescer e estragar todo o cultivo. Quando a grama já estiver com aproximadamente 15 centímetros, você já pode oferecer o aperitivo ao gato.

Contudo, tenha cautela e ofereça apenas 1 vez por semana. Ademais, apare a grama de gatos para mantê-la nivelada, pois os gatinhos vão deixá-la bagunçada.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo