Jardim

4 dicas para plantar hibisco em seu jardim, confira já

Salvador, 02 de dezembro de 2022, por Raily Fortunato  O Hibiscus moscheutos, conhecido popularmente por hibisco ou rosa-malva, é uma planta arbustiva, com origem na América do Norte. A linda espécie dispõe de um florescimento ornamental, que desabrocha durante o verão em uma ampla cartela de flores, que pode ir de tons como o branco ao salmão, além dos diversos degradês. Mas, você sabe como cultivar o hibisco?

Portanto, de modo que você possa inserir a espécie arbustiva em seu jardim, reunimos em nosso artigo 5 dicas infalíveis para o cultivo do hibisco. Deste modo, continue conosco e confira o melhor local de plantio, os principais cuidados ao plantar em vasos, como adubar o hibisco irrigar e podar a espécie, confira abaixo.

1. Local de plantio

Para obter sucesso no florescimento da sua planta arbustiva, é essencial se atentar ao local de escolha para conduzir o plantio do hibisco. Independente de ser em vasos ou no jardim, o hibisco necessita ser cultivado em locais em que haja bastante iluminação solar direta, essencial para formação de arbustos mais densos e floridos. Ademais, deve-se ter cuidado com climas mais frios e temperaturas menores, uma vez que a espécie não tolera bem as geadas e pode ter suas estruturas prejudicadas.

Hibisco (reprodução Pixabay)
Hibisco (reprodução Pixabay)

2. Plantio em vasos

Como já mencionado, o hibisco pode ser facilmente cultivado em vasos, desde que esse recipiente de escolha possua furos em sua base. Como regra geral para as plantas, para proporcionar um melhor escoamento da água, o recipiente precisa ter furos na base e, para o hibisco não seria diferente.

Deste modo,  acrescente ao fundo do vaso uma camada de argila expandida ou britas de jardim. Ademais, como dica bônus, o Portal Atualizei recomenda acrescentar um pedaço de manta geotêxtil acima da camada de drenagem.

3. Poda

Conforme o site Wiki How, a poda ajuda a promover e estimular o aparecimento das flores. Deste modo, é uma etapa que não deve ser pulada durante o cultivo da espécie. Logo, corte os ramos acima das juntas das folhas, que esteja longe do centro do arbusto. Ademais, aposte na poda de limpeza, fazendo a remoção de flores e folhagens mortas ou danificadas. Entretanto, não é ideal cortar mais que dois terços de um ramo por vez, uma vez que pode prejudicar o crescimento da planta.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

4. Adubação do hibisco

Outra dica essencial é apostar na adubação regular e equilibrada do hibisco. Logo, durante os meses que abrangem a primavera e o verão, a planta deve ser adubada mensalmente para haver um bom florescimento, sobretudo, as que têm o seu plantio em vasos. Para espécies floríferas como o hibisco, é essencial apostar em adubos ricos principalmente em fósforo, como o NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10. Assim, siga as orientações de uso conforme as informações dispostas pelo fabricante.

 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo