Jardim

Ganhou um buquê? Saiba como fazer as flores durarem mais e prolongue a decoração, veja

Salvador, 30 de novembro de 2022, por Janaina Brito – Os arranjos florais são capazes de trazer mais cor, vida e beleza para diferentes ambientes, em especial, quando colocados em jarros elaborados. Porém, quem já ganhou um buquê de flores, com certeza já enfrentou uma dura realidade: as pétalas costumam murchar rapidamente. Assim, pode ser muito complicado fazer as flores durarem mais.

Prolongar a vida de corte das plantinhas é uma tarefa difícil porque mantê-las em jarros representa condições bastante desfavoráveis. Contudo, com alguns cuidados você pode garantir que os seus arranjos fiquem saudáveis por mais tempo. Confira abaixo, dicas de como fazer as flores durarem mais, de forma prática, e conheça as espécies mais resistentes para se manter um buquê.

Fazer as flores durarem mais (Reprodução Canva)
Fazer as flores durarem mais (Reprodução Canva)

Como fazer as flores durarem mais?

Os cortes que as flores sofrem para compor arranjos e buquês costumam torná-las vulneráveis a micro-organismos, que invadem e contaminam a estrutura. São esses patógenos que fazem com que elas murchem ou amarelem. Desse modo, para prolongar a vida das espécies, o segredo consiste em evitar a proliferação dos germes, além de outras condições que favorecem esse processo.

Fazer as flores durarem mais (Reprodução Canva)
Fazer as flores durarem mais (Reprodução Canva)

Fique de olho nos jarros e na água

O primeiro passo para fazer suas flores durarem mais é colocá-las em um jarro ao receber o ramalhete. Apesar de esse ser um passo simples, muitas vezes é ignorado. Mantê-las no mesmo embrulho em que você as recebeu vai provocar o rápido ressecamento das pétalas, visto que o material impede a ventilação e o desenvolvimento da planta, se ela tiver potencial para isso. Desse forma, nesses casos, você pode optar até por replantá-la em algum canteiro ou vaso.

Ademais, outro ponto muito importante diz respeito à água que acompanha as flores nos jarros. Em primeiro lugar, não exagere na quantidade de água. Dois dedos já são suficientes para manter as espécies hidratadas e saudáveis durante o dia. Lembre-se que a umidade favorece a proliferação de microrganismos, além de promover apodrecimento. Além disso, troque regularmente o líquido do recipiente, ou seja, não deixe-o ficar turvo. Essa é outra forma de controlar a multiplicação de germes.

Evite agentes externos

Um arranjo de flores saudável precisa de ventilação e não deve estar exposto diretamente à iluminação natural. Segundo a redação do site Terra, em 22 de julho de 2020, locais abafados tendem a aumentar a evaporação da umidade retida nas plantas e a luz solar intensa pode causar queimaduras nas folhas e pétalas, além de ressecar as raízes. Logo, invista em ambientes arejados e de sombra parcial, nos quais a espécie vai conseguir respirar melhor.

Publicação do site terra.com.br sobre como manter as flores vivas por mais tempo - Imagem portal Terra
Publicação do site terra.com.br sobre como manter as flores vivas por mais tempo – Imagem portal Terra

Faça podas diárias

Fazer uma pequena poda a cada dois dias pode fazer toda diferença na aparência do seu buquê de flores. Corte meio centímetro do caule, na diagonal, para melhorar a absorção de água e manter as flores frescas por mais tempo.

Proteja as flores frescas das flores murchas

Quando uma das flores murchar, você deve retirá-la rapidamente do arranjo, afastando-a do contato com as outras. A justificativa para isso é que as flores murchas liberam um gás chamado de etileno, que acelera o processo de morte das espécies. Outrossim, frutas como maçã, banana e abacate também liberam o gás, então, mantenha seu ramalhete longe delas.

Espécies ideais para manter em jarros

Agora que o site Portal Atualizei te mostrou os melhores truques para aumentar a durabilidade das flores, você precisa conhecer espécies resistentes e que vivem mais em jarros. Antúrios, lírios da paz e helicônias, por exemplo, costumam possuir um tempo de conservação maior depois que são cortadas. Ademais, uma dica é escolher buquês e ramalhetes com botões, ou seja, flores que ainda vão desabrochar, formando um arranjo bonito por mais tempo.

Lírio-da-paz (Reprodução Canva)
Lírio-da-paz (Reprodução Canva)

 

Viu, como pode ser fácil fazer as flores durarem mais? Como último recurso, é possível investir em soluções caseiras para prolongar a vida das espécies. Adicionar uma pequena quantidade de açúcar ou vinagre branco, sempre que a água for trocada, é uma dessas alternativas. Não perca tempo e aproveite ao máximo a beleza que charmosas pétalas podem trazer a sua decoração.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo