Horta

Aprenda como cultivar quiabo sem dificuldades; veja já o nosso guia completo

Salvador, em 29 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – O quiabo é a fruta do quiabeiro, planta com nome científico abelmoschus esculentus, pertencente a família malvaceae. É um vegetal de origem africana, que participa ativamente das preparações culinárias baianas. O fruto do quiabeiro é caracterizado por ser uma capsula cônica, fibrosa, verde e peluda, contendo várias sementes brancas arredondadas em seu interior.

A depender da região, o quiabo pode receber vários nomes, a maioria remanescente de seu país de origem: quingombô, gombô, quibombô, quigombó, quibombó, quimbombô, quingobó, quingombó, e outras variações. Se você deseja aprender mais sobre o quiabo, bem como seus benefícios à saúde, técnicas de plantio, manejo e colheita, continue a leitura do nosso material. Veja abaixo.

Benefícios do quiabo

O fruto da abelmoschus esculentus é riquíssimo e vitaminas A, importante para a visão, saúde da pele e mucosas. Além de contar com a vitamina B1, protetora do fígado, que também favorece o bom funcionamento do sistema nervoso. Sem esquecer da vitamina B2, fundamental nas fases de crescimento. Ademais, o quiabo é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos, sendo eficaz contra infecções intestinais, urinárias e nos rins.

Como plantar quiabo

Segundo contribuição de Andrew Carberry, para o site WikiHow, o quiabo se desenvolve melhor em locais bem ensolarados e quentes. Logo, escolha um local onde ele possa receber luz solar direta. Caso seu objetivo seja cultivá-lo em vaso, você precisará ser um recipiente grande que terá de ficar localizado sob o sol. Assim, em ambientes internos, o desenvolvimento será prejudicado. 

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

Propagação

Para propagar o quiabo usa-se a via seminal. Desse modo, obtenha um quiabo saudável de onde você possa extrair as sementes ou compre-as em casas agropecuárias. Assim, em ambos os casos, o Portal Atualizei recomenda deixar as sementes de 12 a 24 horas na água, antes do plantio, para facilitar a germinação.

Quiabeiro (Reprodução Canva Pro)
Quiabeiro (Reprodução Canva Pro)

Solo e manejos

O solo ideal para o cultivo do quiabeiro deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Para a semeadura das sementes, recomenda-se fazer covas com profundidade de 8 cm e colocar 2 sementes por cova. Ademais, o plantio pode ser feito de maneira direta, já no local definitivo, ou indireta, através de sementeira e, depois, o transplante.

Quiabos (Reprodução Canva Pro)
Quiabos (Reprodução Canva Pro)

 

Recomenda-se a adubação com NPK 4-6-6 que ajudará no desenvolvimento da planta com sua liberação lenta de adubo. Os cuidados com a planta são poucos, especialmente quando o cultivo é feito em vasos e há maior controle do ambiente. Outrossim, após 30 dias de germinação, recomenda-se a poda para gerar novas ramificações. Além disso, o trato da rega deve ser feito diariamente.

Quiabos fatiados (Reprodução Canva Pro)
Quiabos fatiados (Reprodução Canva Pro)

Colheita

Geralmente, a colheita do quiabo é feita entre 60 e 75 dias após o plantio em regiões mais quentes, e de 85 a 100 dias em regiões com climas mais amenos. O ideal é que se observe o tamanho da fruta antes de colhê-la.

Assim, colha os frutos do quiabeiro quando esses atingirem de 10 a 14 centímetros de comprimento. Contudo, os quiabos devem estar tenros, e não fibrosos, com a ponta fácil para ser quebrada com os dedos. Caso se ultrapasse o período de colheita, os quiabos irão amadurecer e ficar muito fibrosos.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo