Colatina, 29 de dezembro de 2022, por Jamilli Alves Barbosa – O pé de moleque caseiro é um daqueles doces que aquecem a alma e confortam o coração. Isso porque, ele faz parte das melhores memórias da infância e traz o gostinho das brincadeiras.
Por ser tão cheio de boas lembranças, o sabor do pé de moleque caseiro agrada tanto aos adultos, quanto às crianças. Por isso, ele sobrevive ao tempo e faz o maior sucesso em qualquer circunstância. Além disso, essa e uma guloseima fácil de preparar e muito versátil, perfeita para quem gosta de variar.
Receita de pé de moleque caseiro
Esse doce não precisa de muito tempo, nem de muitos ingredientes, para ser feito. Assim, ele é ideal para quem quer uma sobremesa ou um petisco rápido e barato, já que ele agrada qualquer um e cabe em qualquer orçamento. Então, já separe os ingredientes abaixo e faça hoje mesmo:
- 240 gr de açúcar;
- 15 gr de manteiga ou margarina;
- 2 xícaras de amendoim.
Caso queira economizar ainda mais o tempo no preparo do pé de moleque caseiro, compre o amendoim já torrado. Dessa forma, a primeira etapa do preparo já estará feita, sem precisar fazer nenhuma sujeira.
Modo de preparo
Comece com a torra do amendoim, que pode ser feita no fogão, em uma panela, ou no forno, em uma forma. No fogão, coloque o amendoim em uma panela e leve ao fogo médio até que a casca comece a dourar, mas, mexa durante todo o tempo. Em contrapartida, no forno, distribua-o em uma forma grande e deixe assar até dourar bem a sua casca.
Para retirar a casca é muito simples, basta esperar esfriar e, com as mãos, esfregar os amendoins. Em seguida, assopre as cascas, que vão voar e deixar apenas os grãos. Agora, então, é hora de começar o preparo do pé de moleque caseiro.
Em uma panela, leve ao fogo baixo a margarina e deixe derreter. Logo depois, coloque o amendoim e o açúcar e deixe cozinhar até que comece a desgrudar da panela, igual brigadeiro. Mas, mexa o doce em todo o tempo, para evitar que ele queime.
Em uma forma untada com manteiga, despeje o seu pé de moleque caseiro e deixe esfriar. Em seguida, corte em cubos e já pode saborear. No entanto, quem quiser, pode passar os cubos no leite em pó ou no cacau em pó e, então, servir.
Mito ou verdade: será que amendoim engorda?
Muita gente fica confusa sobre o amendoim, pois ele costuma estar presente tanto em dietas de quem deseja ganho calórico quanto de quem busca a perda de peso. Além disso, é muito comum ouvir por aí que o amendoim, na verdade, é um vilão do peso e engorda. Mas, será que isso é verdade mesmo?
É isso que a reportagem de Marina Borges, publicada em 10 de janeiro de 2022, para o Eu Atleta, no site Globo, busca responder. Afinal, o amendoim, engorda ou emagrece? E a nutricionista Renata Buzzini, entrevistada na reportagem, é quem responde essa pergunta.
De acordo com a especialista, sim, o amendoim engorda. Isso porque, essa oleaginosa é muito calórica como comprova a tabela nutricional disponibilizada pela reportagem, que mostra que, 100 gr de amendoim cru é igual a 544 kcal. Mas, tudo depende da quantidade de consumo diário.
Quanto de amendoim se pode comer por dia?
Segundo a nutricionista, o correto é comer apenas 30 gr desse alimento por dia, o que seria equivalente a um punhado. Assim, dá para aproveitar todos os benefícios que o amendoim possui sem experimentar alguns efeitos indesejados, como o ganho de peso.
Dica para variar o seu pé de moleque caseiro
O pé de moleque caseiro é um doce que aceita muita variação, portanto, brinque e use a criatividade. Então, uma dica muito saborosa é substituir o açúcar cristal pelo mascavo, pois, assim, sua receita fica com muito mais sabor e nutrientes. Comente aqui Portal Atualizei como ficou o seu doce, e aproveite para ver muitas outras receitas deliciosas.